Budismo
Dokkōdō
-
Aceite a vida como ela é.
- As pessoas tendem a criar estresse para si mesmas ao desejar que as coisas e as circunstâncias fossem diferentes do que são. Em vez de se obcecar com o motivo pelo qual a vida deveria ser diferente, aceite-a pelo que ela é, aceite as coisas como elas são. Estresse, preocupações e ansiedades são uma parte natural da vida e, em vez de atacar seus sentimentos naturais, aceite-os e você se tornará mais forte.
-
Não busque o prazer por si só.
- Os seres humanos tendem a passar grande parte de seu tempo na Terra perseguindo prazeres passageiros, tornando-se escravos de seus desejos internos. Em vez disso, viva no momento; não persiga o prazer, mas aprecie-o quando ele surgir naturalmente.
-
Não aja com base em emoções impulsivas.
- Musashi acreditava que sentimentos fortes e repentinos deveriam ser regulados pela razão antes de se transformarem em ação. Quando emoções poderosas tentarem influenciar decisões, recorra primeiro à razão e faça com que suas decisões sejam bem pensadas, não controladas por impulsos aleatórios.
-
Pense pouco em si mesmo e profundamente sobre o mundo. Não se auto-obsessive.
- Um foco excessivo em como parecemos e em nosso ego faz com que percamos de vista o que é realmente importante na vida. Perceba que você é mais profundo do que você mesmo e não se obceque com coisas superficiais.
-
Abandone seus desejos.
- Ao desejar coisas que não temos, criamos sofrimento em nós mesmos, pois começamos a sentir que nos falta algo. O grande samurai ensinava a não viver querendo mais do que se tem, mas sim a abandonar o desejo, e todas as coisas boas virão até você.
-
Nunca viva no arrependimento.
- Musashi acreditava que tudo acontece por uma razão, que tudo tem um propósito e faz parte do nosso caminho de vida. O passado teve um propósito e não pode ser mudado; portanto, em vez de se estressar ou se arrepender, aprenda com ele e deixe que ele o prepare para o futuro.
-
O ciúme não deve fazer parte de você.
- O ciúme é uma forma poderosa de ódio, e Miyamoto Musashi ensinava que, se ficarmos presos a um mundo de ciúme, podemos facilmente nos destruir. Em vez disso, seja grato pelo que você já tem, e será abençoado com verdadeira abundância.
-
Nunca se deixe entristecer por uma separação.
-
- Escolher pensar constantemente ou se deter na partida triste de amigos e entes queridos nos impede de seguir em frente com nossas vidas. Musashi acreditava que, como não havia maneira de trazer os mortos de volta, deveríamos permanecer no momento presente e escolher seguir adiante.
-

-
Ressentimento e reclamação não são apropriados nem para si mesmo nem para os outros.
- As pessoas frequentemente tendem a reclamar quando surgem problemas, mas o ensinamento de Musashi era que isso pode prejudicar nossa força mental e nos manter presos ao passado. Em vez de reclamar, deixe que seus problemas passem por você enquanto sua mente permanece calma no momento.
-
Não deixe que a luxúria controle sua vida.
- Os seres humanos são sexuais por natureza, mas muitas pessoas passam suas vidas em um estado de desejo constante. Musashi acreditava que não deveríamos buscar a luxúria, mas sim buscar o amor e relacionamentos duradouros, pois, a longo prazo, eles são muito mais benéficos para a vida de uma pessoa.
-
Mantenha suas opções abertas.
- Não se torne de mente estreita e não fique preso a apenas um futuro possível. Mantenha a mente aberta e permita as possibilidades da vida.
-
Não seja escravo do mundo material.
- Embora a sociedade, ao longo das eras, sempre ensine que as posses materiais são as coisas mais importantes da vida, a realidade é que não podemos levar nenhum desses luxos conosco após o fim de nossas vidas. Em vez disso, construa coisas que realmente importam na vida: seu caráter, o amor e um estado interior de tranquilidade e calma.
-
Não seja glutão.
- Miyamoto Musashi acreditava que a comida era combustível para o corpo, não um objeto de desejos ou anseios antinaturais. Um guerreiro sabe que a comida é uma ferramenta a ser utilizada, não um prazer a ser abusado.
-
Não se apegue a posses de que você não precisa mais.
- Não precisamos de muitas coisas para sermos felizes; na verdade, ter menos muitas vezes pode nos tornar mais felizes, pois uma vida simples é livre de estresse. Se você tem coisas de que não precisa, livre-se delas e viaje leve.
-
Não acredite em algo apenas porque lhe disseram.
- Nunca acredite em nada, a menos que isso esteja de acordo com sua própria razão e conhecimento interior. Devemos aprender a formar nossas próprias opiniões e crenças. Não siga simplesmente a multidão.
-
Não colecione armas nem pratique com armas além do que é útil.
-
Não tema a morte.
- Se tememos a morte, não podemos viver plenamente. Viva um dia de cada vez e não tema o resultado de cada ação que você toma. Seja livre do medo.
-
Não busque possuir nem bens nem feudos para a velhice.
-
Respeite os deuses, mas não dependa exclusivamente de sua orientação.
- Musashi acreditava que os deuses deveriam ser louvados, mas nunca permitir que isso fosse causa de sua própria inação. Uma pessoa deve forjar seu próprio caminho.
-
Proteja sua honra.
- Musashi disse que devemos permanecer fiéis a nós mesmos e seguir nossas próprias crenças. Viva com integridade e honra, e faça o que você acredita ser moralmente correto.
-
Nunca se afaste do Caminho.

Conceitos
Backlinks
Nenhum backlink encontrado.