Diário de Filmes
2026-01-20
Saw III (2006)
jogos mortais é engraçado porque o jigsaw é tipo "vc tem depressão então vou te torturar pra vc aprender a sorrir mais"
2026-01-19
Zootopia 2 (2025)⟳
2026-01-18
I Saw the TV Glow (2024)
2026-01-16
Until Dawn (2025)
2026-01-11
Mulholland Drive (2001)⟳
2025-12-21
Mean Girls (2004)
assisti de madrugada chapado depois de ler a página na wikipédia da amanda seyfried e foi a melhor experiência da minha vida que filme lindo e divertido
2025-12-20
The Housemaid (2025)
2025-12-11
Aftersun (2022)
Infelizmente, eu enxergo muito de mim tanto na Sophie quanto no Calum, além de ver muito do meu pai no Calum também, e da nossa relação de pai e filho em ambos os personagens. Desde pequeno, vi meu pai sofrendo com a depressão, mesmo que na época eu não percebesse isso tão claramente por conta da minha inocência, mas, depois do divórcio dele com a minha mãe, isso ficou bem mais claro. Também foi nessa época que a gente se distanciou, e, desde então, nossa relação nunca mais foi a mesma.Mais tarde, de certa forma, acabei enfrentando os mesmos problemas, não sei se devido a uma predisposição genética ou pelas experiências que tive, incluindo o que ele fez. Apesar das nossas desavenças, meu amor por ele permanece. Tenho medo de que um dia ele tome uma atitude drástica, e também medo de que eu mesmo venha a fazer isso. Talvez não seja ideal eu pensar assim ainda tão jovem, mas é realmente aterrorizante envelhecer, perceber que não tá vivendo a vida que seu eu de 11 anos sonhava, e ainda mais aterrorizante perceber que está se tornando seus próprios pais.Eu tinha expectativas altas, depois de ver tanta gente dizendo que chorou horrores assistindo, e talvez isso tenha prejudicado um pouco minha experiência, porque, apesar de tudo, saí do cinema um pouco decepcionado por ser um filme bem parado. Agora, no dia seguinte à sessão, depois de processar melhor, minha percepção melhorou e consegui fazer vários desses paralelos. Na verdade, acho que o fato de ele ser parado é justamente o que o torna tão bonito, porque faz tudo parecer mais real. Acredito que numa segunda assistida, me impacte mais. Com certeza é uma obra melancólica e que me impactou bastante, ainda mais agora, mesmo não sendo o filme mais triste do mundo, como eu pensei que seria. Ainda é excelente, especialmente no que diz respeito à música e à cinematografia. De alguma forma, ele consegue ser simultaneamente confortante e devastador, e eu acho isso lindo. É muito angustiante, mas de um jeito bom.
2025-12-06
The Long Walk (2025)
os personagens são muito caricatos e o diálogo é tão pobre que fiquei surpreso por ainda assim ter chorado no monólogo de um deles. sou um cara sensível
2025-12-06
The Dreamers (2003)
2025-12-02
Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)⟳
2025-11-30
Die My Love (2025)
Um ótimo filme sobre maternidade, perda de identidade e autonomia, com uma excelente cinematografia, mas que, infelizmente, acaba sendo um pouco mais longo e repetitivo do que deveria, parecendo desnecessariamente exagerado em certos momentos. Apesar disso, a Jennifer Lawrence é realmente ótima e, no fim, ainda é uma experiência divertida.
2025-11-27
Zootopia 2 (2025)
o nível mais elevado de cinema existente. literalmente chorei
2025-11-14
Predator: Badlands (2025)
Honestamente, tem uma vibe muito Marvel ou série do Disney+, o que sem dúvida não é algo que me agrada, mas também não dá pra dizer que fiquei surpreso, já que agora a franquia é propriedade do rato. Sinto que a combinação de aventura com comédia e a classificação indicativa PG-13 só não é muito a minha praia. O filme até tenta transmitir um lado emocional, mas as cenas são bem previsíveis e não me fizeram sentir absolutamente nada. Mesmo assim, ele continua sendo bastante divertido, com cenas de ação, figurinos e designs belíssimos. Adorei todas as referências a Alien tão na cara do espectador, como o próprio fato de a deuteragonista ser um sintético da Weyland-Yutani, e fico contente por estarem abraçando essa união. Vale a pena assistir só pra se divertir um pouco sem precisar pensar demais... só não tenha tantas expectativas.
2025-10-25
Chainsaw Man – The Movie: Reze Arc (2025)
Há alguns anos, comecei a ler o mangá de Chainsaw Man e me lembro de ter gostado muito na época, por mais que não tenha chegado tão longe. Na verdade, parei bem no começo do arco da Reze, então achei que essa seria a oportunidade perfeita pra ver o que acontecia depois na história, através do filme. Um dos motivos principais de eu ter parado de ler foi que sinto uma dificuldade quase sobrenatural pra acompanhar mangás de ação. Fico muito perdido e, por isso, muitas vezes prefiro esperar sair uma adaptação animada.Não assisti à primeira temporada, porque já tinha lido tudo aquilo no mangá e, pra ser sincero, os visuais do anime não me despertaram tanto interesse. Mas, desde que vi o trailer desse filme nos cinemas, fiquei impressionado, e, agora, assisti-lo do início ao fim não me decepcionou nem um pouco. Os visuais são vibrantes e extremamente estilizados, o traço é incrivelmente parecido com o do Fujimoto e não consigo encontrar outra palavra pra descrever a animação a não ser "surreal". Isso se aplica tanto às cenas de ação, que são extremamente aceleradas, luminosas e até abstratas, quanto às cenas mais introspectivas, com perspectivas e movimentos extremamente criativos.Também adoro a maneira como Chainsaw Man sempre retratou tão bem o quão estúpido uma criança de 16 anos pode ser, e como a manipulação, as frustrações e o trauma influenciam nossa vida de maneiras que nem nos damos conta—temática que fica muito evidente no filme.Adaptação simplesmente maravilhosa. Tô ansioso pro próximo filme e também pra reassistir esse quando sair em digital.
2025-10-19
Paris, Texas (1984)⟳
chorei no cinema igual a um filho da puta tiveram que limpar o chão com um esfregão
2025-10-08
Hell House LLC (2015)
Que decepção :/ Extremamente chato e nunca resulta em nada demais. Mesmo quando acontece algo que deveria ser assustador em um momento especial do filme, é muito difícil de identificar o que tá rolando. Também não consegui levar nem um pouco a sério os efeitos bobos de glitch na câmera.
2025-09-24
Kiki's Delivery Service (1989)⟳
Pra mim é impossível não chorar de felicidade assistindo isso. Tudo é tão meigo e inocente, e o filme passa uma linda mensagem sobre isolamento, cuidado com a saúde mental e prevenção do burnout. É difícil se manter otimista diante da cruel realidade do dia a dia, mas, às vezes, é importante parar um pouco pra se recuperar. Vamos um dia de cada vez.
2025-09-19
Howl's Moving Castle (2004)
Muito fofo e, assim como em todo outro filme da Ghibli, os personagens são maravilhosos. Amo o Cabeça de Nabo. Não é meu preferido do estúdio, mas ainda é lindo.
2025-09-18
Nausicaä of the Valley of the Wind (1984)
Maravilhoso! Tem uma das melhores construções de mundo que já vi em um filme, misturando perfeitamente tecnologias medievais e futuristas, além de trazer cenários e ecossistemas fantásticos. Todos os designs dos personagens e das criaturas também são perfeitos, além da trilha sonora e os personagens, sempre carismáticos. Definitivamente perfeito.
2025-09-18
O Barato de Iacanga (2019)
Filme feito pelo meu primo, que tive a sorte de assistir no Sesc, e a gente se reencontrou depois de anos (vou mencionar isso sempre que puder, porque tenho muito orgulho dele). Foi muito especial. O meu tio, que é pai dele, contou que foi ao festival e isso que levou o Thiago a fazer o filme. Meu pai não chegou a ir, porque era muito novo na época e meu vô não deixou ele ir. Uma pena. Eu queria muito ter vivido isso. Depois da sessão ainda teve uma roda de conversa com meu primo e o Leivinha. Experiência única.
2025-09-05
Senritsu Kaiki File Kowasugi! File 01: Operation Capture the Slit-Mouthed Woman (2012)
Enquanto assistia, fiquei pensando que me lembrava muito Occult. Quando terminou, vi que foi feito pelo mesmo diretor. Infelizmente, não chega aos pés dele, mas ainda é bem divertido! O Koji Shiraishi é mestre em fazer found footage.
2025-08-30
Caught Stealing (2025)
Admito que fui ao cinema só pra matar um tempo e não dava nada nesse filme ou no Austin Butler como ator principal, mas acabei gostando ridiculamente. É frenético, a cinematografia e trilha sonora são maravilhosas, os personagens são carismáticos e a narrativa me deixou vidrado durante todo o tempo. Vi muita gente dizendo que lembra After Hours—e, se não me engano, o próprio Darren Aronofsky disse que foi uma grande inspiração—, um filme que tô enrolando há muuuito tempo pra assistir, e agora preciso fazê-lo o quanto antes.
2025-08-24
Ernest & Celestine (2012)
muito bonitinho e fofinho e o estilo da arte é lindo + dublagem incrível com participação da dubladora do cebolinha
2025-08-19
The Bad Guys 2 (2025)
Por que fizeram a Diane Foxington ter aquela cinturinha? (não tô reclamando, mas os cara faz de propósito pqp)Não acredito, mas realmente acho que gostei desse ainda mais do que do primeiro. A história é claramente mais ambiciosa do que a do original, o que poderia ter sido um problema, mas acredito que tudo foi bem integrado. Todos os personagens, tanto antigos quanto novos, são extremamente carismáticos e têm designs encantadores. A animação nas cenas de ação é incrível e, assim como no antecessor, o estilo de arte é de outro mundo. É um filme extremamente divertido e admito que várias das piadas me fizeram rir. Espero muito que façam um terceiro, especialmente depois desse final.
2025-08-17
Animal Crossing: The Movie (2006)
2025-08-16
Sonic the Hedgehog 3 (2024)⟳
Tava tendo um dia ruim, então resolvi reassistir pra dar uma animada. É um filme tão divertido!! Vejo tanta gente elogiar o Jim Carrey como Robotnik (ambos), mas eu simplesmente não consigo gostar dele, não importa quantas vezes assista. Vai ser sempre minha parte menos preferida. Apesar disso, ainda amo profundamente. Ver esses personagens interagirem tão bem nunca falha em me alegrar. :')
2025-08-13
Weapons (2025)
Tô cansado de me decepcionar por ficar com expectativas altas pra um filme recente depois de tanta recepção positiva, pra que, quando finalmente o assisto, não passa de só mais um filme “ok”. Não me leve a mal, Weapons não é ruim—na verdade, eu até que gostei. O gore é excelente e eu adoro filmes que mostram a mesma narrativa sob olhares de diferentes personagens—quando usado inteligentemente—. Ele é um filme de terror divertido, mas, apesar disso, sinto que não tem nada de mais nele. Me trouxe memórias ruins de Longlegs.O filme já começa me tirando do sério com uma narração desnecessariamente bem explicada de mais de 1 minuto contando todo o prólogo, quando teria sido uma decisão infinitamente mais interessante deixar o espectador viver o mistério junto aos personagens da trama. Tenho a impressão de que ou o tempo de duração de 129 minutos não foi o suficiente, ou o Zach Cregger acredita que a audiência seja tão burra que o início realmente precise ser explicado dessa forma.Não só isso, como, em diversos momentos, o longa demonstra não se levar a sério, especialmente na cena final—extremamente estúpida—, e tem tantos furos de roteiro, detalhes redundantes e questões mal esclarecidas que frequentemente me frustrei enquanto assistia. Pra falar a verdade, quanto mais penso sobre, menos gosto dele, o que é uma pena, porque lembro de ter gostado muito de Barbarian quando assisti.Como disse, apesar de tudo, ainda é um filme divertido, porque ele tem bons momentos. A cena no posto de gasolina, por exemplo, me deixou bem apavorado, além de todo o gore. Durante toda a sua duração, ele vai deixando uma série de pistas pra que o espectador conecte as informações enquanto assiste, e o mistério até que se sustenta bem, mas, no fim, isso não leva a nenhum lugar verdadeiramente gratificante.
2025-08-09
The Empire Strikes Back (1980)
Sinto que algumas partes não resistiram tão bem ao teste do tempo, em especial todo o romance da Leia com o Han Solo, que só pode ser descrito como profundamente constrangedor, e em como o personagem é o esteriótipo perfeito de galã esquisitão dos anos 80. Honestamente ainda acho o filme superestimado, mas os efeitos práticos são tão bons e o Yoda é um personagem tão marcante—sem falar da excelente construção de mundo, a parte mais forte da saga—que acabo deixando diversas dessas pequenas reclamações de lado.
2025-08-08
Mirrored Mind (2005)
2025-08-03
Superbad (2007)⟳
Sem dúvida, o filme com a mais fiel representação de adolescentes que já assisti na vida. Não só é um filme ridiculamente hilário — eu diria até que é o mais engraçado que já vi —, como também consegue ter seus momentos de drama mais perto do final, com uma história ótima sobre amizade, crescimento e mudança. Muito, muito, muito bom. Poderia assistir mil vezes sem enjoar.
2025-07-29
Naked Lunch (1991)
O body horror e todos os efeitos práticos são muuuuito bons, só que a narrativa me deixou bem perdido, já que tem sempre muita coisa acontecendo simultaneamente. Nunca dá pra saber o que é real ou não, já que os personagens tão constantemente chapados, o que, sim, é o objetivo do diretor, mas, pra mim, acabou não sendo algo atrativo, e sim afastador, a ponto de me dar um pouco de dor de cabeça. x_x
2025-07-27
Secretary (2002)⟳
2025-07-24
Scott Pilgrim vs. the World (2010)⟳
não sei como eu nunca percebi que tinha uma referência a seinfeld nesse filme
2025-07-23
The Fantastic 4: First Steps (2025)
chorei de emoção quando o galactus falou pela primeira vez
2025-07-23
Lake Mungo (2008)
Não parece realmente um filme de terror, mas mais um drama com elementos de terror. Quando se olha por essa perspectiva, talvez fique mais aceitável, mas ainda é um tanto decepcionante. Ele tem uma progressão bem lenta pra nunca chegar num clímax satisfatório. Assisti porque disseram ser parecido com um jogo que encontrei no Twitter, mas também não tem absolutamente nada a ver, o que só me frustrou mais ainda. Acho que ainda vale a pena, porque tem uma história bonita sobre luto, e foi claramente inspirado em Twin Peaks, mas tente não criar muita expectativa.
2025-07-19
Tetsuo: The Iron Man (1989)
2025-07-17
I Know What You Did Last Summer (2025)
2025-07-13
T2 Trainspotting (2017)
É raro uma sequência feita tantos anos depois do original ainda ser tão boa, mas T2 Trainspotting consegue. A cinematografia, as atuações e a trilha sonora são todas lindas, e a narrativa consegue trazer um ar de inovação pros personagens sem que eles percam sua essência, mesmo duas décadas depois.
2025-07-06
Cutie Honey (2004)
2025-06-26
Echo Valley (2025)
Embora parta de uma premissa interessante, sinto que Echo Valley não a elabora tão bem quanto poderia. Ele conta com alguns plot twists que, não apenas são previsíveis, como também acabam recebendo um foco excessivo—quando talvez fosse mais interessante direcionar toda essa atenção a outros campos que demandavam mais dela. Não é de todo ruim, até porque conseguiu prender minha atenção, mas é só bem sofrível, e tenho certeza de que vou esquecer dele em algumas semanas.
2025-06-24
Trainspotting (1996)
Um dos melhores filmes já feitos sobre vício em drogas e alienação social, mas que também retrata perfeitamente como amizades antigas podem acabar se tornando destrutivas quando sustentadas mais pelo medo da mudança do que por afeto genuíno. A trilha sonora e a cinematografia são geniais, com uma narrativa que equilibra muito bem o humor amargo com tragédia.
2025-06-24
The Meetings of Anna (1978)
Da mesma forma que a necessidade por conexão é intrínseca à experiência humana, a solidão também é, quase como consequência natural—e é certamente por isso que existem tantas obras que retratam esse sentimento com tanta frequência e, muitas vezes, exatidão, mesmo que cada um experimente essa mesma sensação de maneira distinta. Acho que tem algo muito bonito nisso.Em contrapartida, um padrão que venho percebendo em diversos filmes que têm a solidão como temática central é o quanto eles acabam inevitavelmente caindo na monotonia—especialmente quando optam por retratar esse sentimento de forma tão crua quanto Les Rendez-vous d’Anna faz.O filme é profundamente frio e distante, o que, em muitos casos, seria um defeito—e de fato pode incomodar bastante—, mas aqui é uma escolha clara que contribui muito pra atmosfera desolada que o filme constrói. Ainda assim, eu estaria mentindo se dissesse que não pesquei algumas vezes ao longo das duas horas de duração, e essa é, talvez, a maldição que filmes como esse carregam. Não significa necessariamente que há algo de errado com o longa—ele é ótimo—, mas existe um certo desgaste inevitável que acompanha obras que se comprometem tão radicalmente com o vazio.Um dos aspectos mais marcantes do filme é como ninguém nele tá realmente se comunicando, embora todos falem bastante. Os personagens iniciam diversos monólogos longos, que duram minutos e minutos, contando suas histórias de vida e confissões em detalhes, de forma bastante literária, articulada e introspectiva, só pra terminarem com a protagonista respondendo com uma única palavra. Claramente é uma decisão deliberada da Akerman pra mostrar como, por mais que os outros se abram, ninguém é capaz de criar qualquer conexão com a protagonista, e funciona muito bem, mas acontece com tanta frequência que infelizmente se torna exaustivo. Pode ser também que ambas essas questões sejam culturais, porque as percebo muito no cinema francês, e talvez eu só não esteja habituado ainda.Por outro lado, é muito interessante notar os paralelos visuais entre o estilo de vida solitário e transiente da protagonista e as imagens constantes dos trens e das estações, lugares de passagem, de espera, de ninguém em específico. A cinematografia é linda ao longo de todo o filme e a cena final é a minha favorita—talvez seja o momento que encapsule toda a narrativa de forma mais perfeita.Les Rendez-vous d’Anna não é exatamente um filme divertido (por falta de uma palavra melhor), mas é com certeza um filme brilhante. Ele é construído justamente pra incomodar com a sua aridez, e isso fica bem perceptível quando ele te coloca diante do vazio. Só que, ao fazer isso de forma tão constante e com tanta pouca variação de ritmo ou tom, arrisca cansar quem assiste. Certamente me cansou. Talvez esse incômodo seja exatamente o que Akerman queria provocar, e tá tudo certo.
2025-06-06
Le Bonheur (1965)
Quando alguém encontra a própria felicidade, de quem foi o coração que precisou ser partido? Essa talvez seja a pergunta que mais atravessa o filme ao longo de toda a sua duração, ao contar a história de François, um pai de família que, apesar de ser casado com uma esposa que o ama e de ter um trabalho que gosta, decide começar um caso com uma funcionária do correio.Mas mais do que apenas falar sobre infidelidade, o filme é um retrato de como tantas vezes as pessoas tomam decisões sem consultar ninguém, agem sem ponderar muito, tudo em prol de um desejo egoísta e de emoções primitivas. É sobre quando a felicidade de uma pessoa repousa silenciosamente sobre a dor de outra. Só que nada disso é mostrado com escândalo, gritos ou lágrimas dramáticas, mas com calma, sob o sol e em meio a cores vibrantes, o que torna tudo ainda mais revoltante.Como acontece muitas vezes na vida real, não há justiça alguma pra quem ficou pra trás. Não há pausa. Não há luto. Quase imediatamente, alguém novo ocupa o mesmo lugar e a vida segue como se nada tivesse acontecido. Enquanto a câmera passeia pelos mesmos jardins floridos, pelas mesmas crianças e pelo mesmo homem, flautas suaves tocam ao fundo. Agora é só um nome diferente, como se quem veio antes fosse absolutamente descartável. O desconforto que o filme provoca não vem da tragédia em si, mas da forma como ela é tratada com tanta naturalidade, e de como a dor do outro é ignorada com extrema facilidade em nome de um mísero anseio egocêntrico.
2025-05-19
Hurry Up Tomorrow (2025)
Fui assistir já imaginando que seria terrível, e talvez por isso não tenha sido tão ruim quanto eu esperava—o que, de forma alguma, o torna bom. A trama é um grande enigma, não por ser confusa ou algo do tipo, mas porque nunca parece decidir o que quer trazer. Ora é um filme de romance, ora terror, ora drama, ora crime, ora suspense. A ideia por trás da narrativa é ótima, mas ela é deploravelmente mal executada. Várias sequências irrelevantes são estendidas por uma duração excruciante, quando todo esse tempo poderia ter sido utilizado pra desenrolar melhor a trama ou desenvolver os personagens além de uma camada superficial, como o produto final faz. Durante o filme, pensei em como o que eu tava assistindo parecia mais um videoclipe extremamente longo do que um filme narrativo.Inclusive, demorei uns vinte minutos pra entender que o personagem do The Weeknd é ele—não um personagem que o representa, nem nada assim... é literalmente ele, Abel Tesfaye—, o que definitivamente não me ajuda a enxergar o filme sob uma ótica melhor.Por outro lado, o sound design é ótimo, principalmente a trilha sonora. Combinada com a cinematografia, os dois me lembraram muito dos filmes dos irmãos Safdie, especialmente Good Time, o que, com certeza, é um ponto positivo, por mais que não chegue aos seus pés. A Jenna Ortega finalmente interpreta uma personagem diferente do seu papel habitual e acaba se saindo muito bem. Eu adoraria vê-la mais uma vez num papel similar, em uma produção melhor que essa. É engraçado escrever isso, mas aqui tem uma cena dela que me fez lembrar bastante do Patrick Bateman em um momento de Psicopata Americano, embora ela se prolongue mais do que o necessário. Não quero falar mais do que isso pra não dar nenhum spoiler, mas é um momento legal que representa bem a personagem.No fim, ainda é uma experiência interessante pra quem gosta do The Weeknd e do seu último álbum. Apesar de todo o desastre, consegui tirar algum proveito, mas infelizmente não é um filme particularmente bom.
2025-05-18
Star Wars (1977)
deveriam sacrificar o george lucas por todo esse CGI dos relançamentos
2025-05-17
The Thing (2011)
Apesar do CGI desastroso e da estrutura narrativa ser quase uma cópia do original, não é tão ruim quanto eu esperava. Enquanto o filme de 1982 foca em terror e suspense, esse parece mais ação, com elementos de terror. Certamente não chega aos pés de todo o charme da prequência, mas pelo menos é um pouco divertido.Li depois que, inicialmente, tinham usado efeitos práticos, mas, mais tarde na produção, o estúdio mandou cobrir com computação gráfica, porque o filme tava "muito anos 80". No fim, essa acabou sendo a maior falha dele. Eu não entendo isso.
2025-05-17
Reservoir Dogs (1992)
2025-05-15
Final Destination Bloodlines (2025)
Mortes criativas, plot twists bons e, finalmente, o primeiro Premonição com verdadeiros desenvolvimentos de personagens. Não sou muito fã da cinematografia e do quão desnecessariamente escuro o filme todo é, mas isso não prejudicou tanto minha experiência. Ainda é bem divertido. RIP Tony Todd.
2025-05-07
Death of a Unicorn (2025)
Bobinho e previsível. Surreal como fizeram uso de efeitos práticos lindos nos unicórnios durante a produção, só pra mais tarde, inexplicavelmente, cobrirem tudo com um CGI catastrófico. Talvez seja só eu, mas acho o Paul Rudd profundamente sem graça, e a Jenna Ortega até faz um bom trabalho com o que foi dado, embora eu torça pra que ela saia desse typecasting constante de "garota adolescente emo".
2025-05-05
Thunderbolts* (2025)
Surpreendentemente comovente e uma das melhores produções da Marvel nos últimos anos. Chorei em três momentos diferentes. Fiquei pensando sobre como inicialmente o Sentry deveria ter sido interpretado pelo Steven Yeun, e como não vejo isso funcionando de forma alguma, por mais que eu o adore como ator. O Lewis Pullman faz tudo muito bem.
2025-05-04
Final Destination 5 (2011)
Apesar do plot twist genial no final e da inovação com a ideia de roubar o tempo de vida de outra pessoa, esse tá longe de ser um dos melhores da franquia. O CGI é bem datado e acaba tirando o impacto de várias cenas que poderiam ter sido incríveis, os personagens são profundamente sem graça e o filme nunca decide muito bem o que quer ser—constantemente oscilando entre um tom sério e um humor bobo.
2025-05-04
The Final Destination (2009)
Sempre acho engraçado como filmes dessa era são cheios de cenas com efeitos visuais feitas exclusivamente pra serem assistidas em 3D. Na época era uma novidade tão legal, mas todo mundo enjoou tão rápido—e com razão.
2025-05-03
Final Destination 3 (2006)
É legal como nesse filme as fotos prenunciam as mortes dos personagens, com algumas sendo bem icônicas. Trouxe um pouco de inovação pra franquia. Por outro lado, acaba tirando parte do elemento surpresa que era tão divertido nos anteriores. A protagonista, interpretada pela Mary Elizabeth Winstead, talvez seja a melhor até então.Dá pra perceber que esses filmes tendem a se tornar cada vez mais bobos com o decorrer do tempo, e não sei ao certo se isso contribui pro charme ou prejudica a experiência.
2025-05-03
Final Destination (2000)
2025-05-01
Sinners (2025)
Divertido e traz temas relevantes, mas acho que eu tava esperando mais. O primeiro ato é bastante arrastado, o segundo é sensacional, e o terceiro, um desastre interminável. Várias vezes, o filme dá sinais de que vai acabar, mas logo em seguida traz mais uma sequência sem muito impacto—e, quando finalmente acaba, dá a sensação de que podia ter bem mais. Apesar das mais de duas horas de duração, a trama parece muito corrida em alguns momentos e dispersa em outros. Muita coisa é deixada pelo caminho, e várias ideias interessantes acabam não se conectando direito. Definitivamente, é uma obra ambiciosa, mas talvez até demais. Dito isso, os atores, a trilha sonora e o figuro são ótimos. Não é um filme ruim, mas fico frustrado porque queria ter gostado mais, especialmente por amar histórias de vampiros e por ter vindo com tanta expectativa.
2025-04-24
Mulholland Drive (2001)⟳
2025-04-13
Occult (2009)⟳
Sinto que esse é um dos found footages mais incríveis e mais trágicos que existem. A filmagem digital, o sound design bizarro e as edições, deliberadamente toscas, fazem ele parecer um documentário amador real, e isso, pra mim, só o deixa ainda mais sinistro. Ele traz sensações muito familiares, mas, ao mesmo tempo, profundamente desconfortantes.As temáticas religiosas e sobrenaturais são exploradas perfeitamente, mas ainda mantendo o pé no chão, trazendo um ótimo comentário sobre como cultos se aproveitam de pessoas marginalizadas e isoladas, vendendo a ilusão de pertencimento e propósito pra quem mais precisa. É interessante ver a amizade do Eno com o Shiraishi se formando em meio a tudo isso, criando um laço que, mesmo ambíguo, parece revelar que isso era tudo que o personagem precisava pra não seguir o caminho que seguiu, mas, a esse ponto, já era tarde demais. Os últimos dez minutos são brutais.
2025-04-07
Strange Darling (2023)
A melhor coisa que fiz foi ter assistido a esse filme sem saber nada sobre ele. No começo, não botei muita fé na divisão em capítulos—especialmente por ser um filme relativamente curto—, mas a forma como isso é usado pra construir uma narrativa não-linear, alternando entre as partes e adicionando mistério, funciona excepcionalmente bem. O sound design, a cinematografia e as atuações também são excelentes, especialmente a Willa Fitzgerald, que protagoniza a história.Dito isso, é inegável que o longa tem momentos bem peculiares, pra dizer o mínimo. Talvez o mais cômico seja logo na abertura, quando faz questão de informar o público que ele foi filmado em 35 mm—quase implorando pra receber aplausos por isso—, ou quando alega ser baseado em fatos reais, numa tentativa de emular O Massacre da Serra Elétrica ou Fargo. Também senti que ele se arrasta por uns 15 minutos a mais do que o necessário, mas isso não me afetou tanto.Agora, entendo as críticas em relação a ele. Indubitavelmente, é um filme muito pretensioso, mas, ainda assim, tenho que admitir que gostei bem mais do que esperava. Me parece uma daquelas produções que ou se gosta muito, ou se detesta, e parte disso vem do fato de que é muito fácil enxergá-lo como misógino—por mais que eu, sinceramente, não acredite que seja o caso. Talvez por já ter vivenciado um relacionamento abusivo, a abordagem me pareceu mais honesta do que ofensiva, e até me deixou meio mal assistindo—o que não é necessariamente algo negativo.Na verdade, esse desconforto torna o filme ainda mais interessante, ao reforçar o papel da arte como algo que não precisa ser agradável ou confortável a todo momento, mas que também pode—e muitas vezes deve—questionar e provocar. Reduzi-lo a misoginia é uma leitura válida, claro, mas também me parece simplista e preguiçoso demais, soando mais como uma forma de evitar o desconforto que o filme propositalmente tenta explorar. De qualquer forma, no fim, cada um vai extrair algo diferente de toda obra, e é isso que faz a arte ser arte.
2025-04-06
Seinfeld: How It Began (2004)
Deu play sozinho quando terminei o DVD da segunda temporada, e acabei deixando. Eu nem tinha percebido que esse documentário tava no DVD, e eu já queria assistir tinha tempo, então foi uma boa surpresa. É engraçado dizer isso, mas Seinfeld é um seriado que mudou completamente a química do meu cérebro. Com certeza é meu sitcom preferido, amo muito. Me lembrei que preciso assistir Curb, do Larry David—o que talvez teria sido uma ideia melhor do que reassistir Seinfeld pela terceira vez.
2025-04-03
Cuckoo (2024)
Tenta desesperadamente ser complexo, mas acaba se perdendo na própria incoerência, contando também com personagens desinteressantes e relacionamentos fabricados. Por outro lado, a filmagem em 35mm é lindíssima, e a Hunter Schafer é ótima. A melhor parte é ver ela mexendo com o canivete butterfly.
2025-04-01
Mulholland Drive (2001)⟳
2025-03-26
Where the Wild Things Are (2009)⟳
Não consegui evitar chorar durante o filme inteiro, do primeiro ao último minuto. Ele marcou uma grande parte da minha infância e me traz memórias demais, tanto boas quanto ruins. Já devo ter assistido umas vinte vezes desde pequeno e ele sempre foi um dos meus favoritos, por mais que os monstros me dessem um pouco de medo e já tenham me rendido inúmeros pesadelos. Lembro de chegar da escola à noite, ligar a TV no Cartoon Network e assistir quase todo mês, já que o catálogo deles não era muito extenso. Algumas cenas ficaram tão marcadas na minha cabeça que eu lembrava exatamente como eram.A trilha sonora, os cenários, os personagens... tudo é perfeito, e, por mais que seja um filme infantil, eu nunca fui capaz de encontrar outra obra que me transmitisse essa melancolia do jeito que ele consegue. Ele é único e tem um lugar muito especial no meu coração, e talvez me afete tanto porque sempre me identifiquei um pouco com o Max. A solidão constante, a raiva e a sensação de estar desconectado do mundo ao seu redor, diante do divórcio dos pais, da pressão do crescimento e da falta de uma única alma viva que realmente o compreenda, tudo isso o leva a se isolar e recorrer à própria imaginação. De certa forma, vejo quase um reflexo da minha própria infância, e, quem sabe, um pouco da minha vida até hoje.Sempre senti que via o mundo de um jeito diferente das pessoas ao meu redor, que era muito mais sensível do que elas, e nunca soube lidar bem com isso. Talvez por isso nunca tenha conseguido me sentir realmente próximo de alguém e, no fim, acabei trilhando um caminho solitário desde que me conheço por gente. Não sei se um dia vou me livrar desse sentimento — sinceramente, tenho um pressentimento de que não —, mas, com o tempo, esse fardo se torna mais fácil de carregar, conforme a solidão se transforma, aos poucos, em solitude. Agora que sou mais velho, percebo que talvez esse seja o preço a se pagar por simplesmente ser quem eu sou, e não precisa ser de tudo ruim.Por muito tempo, tive medo de que meu apego ao filme fosse só nostalgia, e certamente ela tem seu peso, mas agora vejo que é bem mais do que isso. Ele é genuinamente maravilhoso e muitíssimo sentimental. Vou sempre sentir um carinho enorme por ele.
2025-03-26
Scanners (1981)
Vou ser sincero, tive muita dificuldade pra acompanhar a segunda metade do filme e, sem exagero algum, uma hora genuinamente comecei a dissociar. Voltei pra realidade quando tava mais próximo do final, mas, a essa altura, já não sabia mais o que tava acontecendo. Achei tudo muito confuso e entediante e, pelo que vi em outras reviews, não pareço ter sido o único que sentiu isso. Tem algo na atuação, no rosto e na voz do Stephen Lack que me causa um descontentamento colossal — por mais que eu entenda que isso provavelmente foi uma decisão deliberada do Cronenberg. Só não acho que tenha sido uma decisão interessante. Por outro lado, a trilha sonora e os efeitos práticos são muito bons, o que já é de costume pro diretor. Talvez eu reassista alguma hora. Talvez não. Não sei.
2025-03-24
The Seventh Continent (1989)
2025-03-16
Dressed to Kill (1980)
Cinematografia e efeitos especiais lindos com a trama mais estúpida e descaradamente transmisógina possível. Os últimos quinze minutos, em especial, têm diálogos tão ignorantes que chega a parecer uma paródia. É uma pena, porque parecia bem interessante. Por outro lado, valeu a pena só pela Nancy Allen.
2025-03-15
Lady Snowblood (1973)
Algo que nunca me cansa em filmes de ação japoneses é a incrível violência caricata, estilosa e extremamente sangrenta, uma característica que Kill Bill, inspirado por Lady Snowblood, viria a adotar décadas depois, e as semelhanças são muito perceptíveis. A movimentação dos personagens, a coreografia das lutas e a cinematografia são todas hipnotizantes. A protagonista, fria e inabalável, também carrega uma melancolia profunda, tendo sido criada desde o nascimento pra ser um mero instrumento de vingança, condenada a uma vida de sangue e solidão. No fim, a vingança não destrói só quem a busca, mas também aqueles que surgem pelo caminho, e o filme mostra bem isso.
2025-03-15
A Different Man (2024)
Metatextualidade incrível que mistura bem humor e drama. O Adam Pearson é super carismático e o Sebastian Stan atua muito bem, curto muito os dois.
2025-03-13
Duel (1971)
2025-03-11
Mickey 17 (2025)
2025-03-04
Helter Skelter (2012)
Surreal e muitíssimo elegante, Helter Skelter retrata os efeitos destrutivos da fama, da insegurança e da cruel pressão dos padrões de beleza impostos às mulheres, trazendo visuais maravilhosos e uma trilha sonora estranhamente apropriada. A forma como as cores são usadas foi o que mais me chamou a atenção, especialmente como o vermelho fica cada vez mais presente conforme a trama avança, a fim de representar a ruína da protagonista. Por outro lado, me pareceu um pouco arrastado em alguns momentos, mas nada que tenha comprometido muito minha experiência. Ainda é um ótimo filme. Me lembrou bastante Perfect Blue (elogio).
2025-02-26
Carrie (1976)
2025-02-19
The Fly (1986)
2025-02-18
The Brown Bunny (2003)
Noventa e três torturantes minutos de pura punhetação de ego do Vincent Gallo, que além de dirigir e roteirizar o filme, também se coloca como protagonista em diversos cenários fantasiosos, onde é capaz de fazer qualquer mulher ficar doida por ele—mesmo que, no fundo, ele só queira ficar sozinho, porque é muito triste e incompreendido pra isso. Parece algo tirado diretamente de uma fanfic do Wattpad escrita por um adolescente edgy. Há quem diga que é um filme melancólico, mas eu não consegui levar nada a sério na maior parte do tempo. A forçação de barra é tanta que chega a ser engraçada, o que é uma pena, porque a ideia era boa.Não é também como se o longa em si compensasse de outra forma, porque é uma experiência muito entediante, consistindo de mais de uma hora do protagonista dirigindo com uma eventual trilha sonora de fundo (talvez o único ponto positivo, fora a atuação da Chloë Sevigny) e tendo conversas supérfluas com outros personagens. A única parte decentemente boa do filme é o terceiro ato, que explora um pouco do passado e da natureza humana dos personagens, mas, ainda assim, é uma merda. Tenho certeza de que, se não fosse pela infame cena final, ele teria sido esquecido pelo tempo, o que já diz muito por si só. Não quero que pareça que meu problema é com o fato de ele ter uma cena de sexo explícita—vários dos meus filmes preferidos têm pelo menos uma—, mas aqui é toda uma combinação tanto de questões por trás das cenas quanto de decisões na execução do filme, que, ao meu ver, são terríveis. Ele não é lembrado por ter substância, mas sim por toda a polêmica que o envolve.E falando nela, acho cômico pensar que exista uma chance considerável de o Gallo ter feito tudo isso por birra do Harmony Korine, só pra se filmar pegando a ex dele, o que me parece ser a coisa mais patética do mundo. Não é ele também que vende o próprio esperma? Esse cara é simplesmente o Kanye West do cinema—um indivíduo profundamente asqueroso, mas que é visto como um "gênio subversivo" por aqueles que o defendem a todo custo. Acho que, se você quiser o suficiente, é capaz de enxergar alguma beleza por baixo de tanta pretensão, mas eu não consigo chegar muito longe. Sinto que é impossível separar a arte do artista quando a própria arte é um reflexo perfeito do quão miserável o artista em questão é.
2025-02-17
Silver Bullet (1985)
Sempre gostei muito de filmes de lobisomem, e tô surpreso que esse não seja mais conhecido. Ele é bem bobo em diversos momentos, mas ainda achei divertido. Os efeitos práticos, especialmente os de gore, são muito bons.
2025-02-16
Feels Good Man (2020)
Não é exagero dizer que esse talvez o melhor documentário sobre o atual ressurgimento do nazismo pelo mundo e sobre como a cultura da Internet tem um impacto enorme sobre isso. Embora encerre num tom otimista, acabou tendo um efeito contrário em mim, considerando que o Trump acabou de ser reeleito, e o fato de que o Brasil não parece estar muito longe de algo parecido acontecer.Agora, eu entendo o lado do Matt Furie, e é inegável que ele passou por momentos tenebrosos, mas fica difícil defendê-lo quando sua ingenuidade em relação à Internet é tão evidente. Isso não se reflete apenas no que o documentário mostra, mas também no fato de que ele passou a produzir NFTs oficiais do Pepe durante a pandemia, apesar de saber do impacto ambiental de uma única transição e da forte associação dos NFTs com certos nichos tóxicos que ele próprio tentou combater, que não encaram a arte como arte, mas como uma forma de enriquecimento e status.Depois de tudo o que passou com o personagem, essa é realmente a imagem que ele quer deixar pra ele? Não quero parecer o "amigo muito woke", mas simplesmente não faz sentido pra mim. Ele passou anos tentando tirar o personagem da bosta, só pra jogá-lo na merda logo em seguida. É só muito decepcionante e isso tira grande parte do impacto do final do filme pra mim. Espero que ele ainda tenha uma mudança de mentalidade um dia.
2025-02-15
Leave the World Behind (2023)
A moral do filme é que mídia física é o futuro e que o Elon Musk é um fracassado.
2025-02-14
Lost Highway (1997)
Eu tinha muita coisa pra falar, mas fiquei tanto tempo escrevendo que nem sabia mais o que tava falando. Acho engraçado como o Lynch tem pelo menos três filmes sobre como Hollywood é uma merda. A trilha sonora desse é muito boa!
2025-02-11
Hulk (2003)
2025-02-06
Companion (2025)
Divertidinho mas incrivelmente mal escrito e previsível. Parece que já vi esse exato filme centenas de vezes, em produções como Black Mirror, Fresh, Morte Morte Morte, mas ele não consegue ser tão bom quanto nenhuma delas.
2025-01-31
Paris, Texas (1984)
Que filme lindo. Meu coração dói. Relações humanas são muito complicadas, e eu acho que tem uma certa beleza nisso, apesar de toda a dor que a gente vivencia com tanta frequência. Ninguém é inteiramente bom ou ruim, mas se você tá na busca de se perdoar, aprender com os próprios erros e ser uma pessoa ao menos um pouco melhor a cada dia, já é um ótimo começo.
2025-01-29
The Thing (1982)⟳
2025-01-27
Anora (2024)
Divertido, mas também sabe ser triste quando precisa, com a Mikey Madison carregando e muito. Meu maior problema é o quanto o filme insiste em forçar a ideia do Igor, um dos capangas russos, como um "nice guy", ao ponto em que acaba ficando clichê e constrangedor. Também é uma pena que a personagem titular não seja tão desenvolvida, mas talvez isso seja intencional. Todos os personagens são esteriotipados e, de uma forma ou outra, isso acaba dando mais impacto à última cena. Eu faria ela feliz.
2025-01-26
Inland Empire (2006)
Talvez o filme mais confuso do Lynch, ao ponto em que acabou me cansando. Ele também é longo demais pra o que oferece, e as agoniantes três horas de duração nunca são realmente justificadas. A filmagem digital parecia um diferencial legal no começo, mas logo perdeu a graça e passou a dar a impressão de um filme amador tentando imitar o estilo do diretor, especialmente com o quão dispensáveis diversas das sequências parecem ser. Gosto muito do Lynch, mas esse filme é uma mistura dos seus piores hábitos como diretor, estendidos por uma duração exaustiva.
2025-01-25
Blue Velvet (1986)
2025-01-25
A Boy and His Dog (1975)
Sinto que, em muitas comédias de humor negro, os roteiristas esquecem que pra algo ser classificado como humor, ele deve, antes de mais nada, ser engraçado, e, por conta disso, o produto final acaba sendo apenas edgy, estúpido e extremamente desconfortável, e O Menino e seu Cachorro não é excessão. É difícil ignorar o quanto esse filme poderia ter sido muito melhor se não fosse tão misógino, com uma trama que gira em torno de homens constantemente buscando mulheres pra violar e depois assassinar.De certa forma, eu entendo como essa abordagem enfatiza a natureza caótica, obscura e cruel que provavelmente seria cotidiana no mundo depois do colapso total da sociedade, mas essa não é uma justificativa boa o suficiente pra que eu ignore isso, especialmente quando o protagonista não apresenta um desenvolvimento de personagem digno e começa e termina o filme com as mesmas crenças e práticas, algo que fica bem claro com a literal última cena do longa. Se o filme esclarecesse que o protagonista não é uma boa pessoa, como tantas obras com vilões como personagens principais fazem, poderia ser uma experiência interessante, mas o verdadeiro problema é que ele age como se o público devesse continuar torcendo por ele, como se ele fosse, supostamente, um herói.Por outro lado, é legal perceber como ele serviu de inspiração pra Fallout décadas depois, desde o cenário pós-apocalíptico até o companheiro cachorro e a ideia dos refúgios. Inclusive, os dois primeiros jogos da franquia também não deixaram de se inspirar justamente no pior aspecto do filme, que eu falei tanto nos parágrafos anteriores.Não quero que pareça que eu tô sendo anacrônico, querendo lacrar por cima de algo com os olhos de hoje sem levar em conta o contexto da época – afinal, tanto o filme, de 50 anos atrás, quanto os jogos, de 27 anos atrás, refletem momentos culturais muito diferentes. Ainda assim, é estranho pensar em como certos temas eram tratados, e fica claro que algumas coisas não envelheceram tão bem quanto poderiam, e esse filme, em específico, poderia ter envelhecido muito melhor, porque sua construção de mundo é excelente, e é triste pensar em como ele merecia uma história bem melhor do que a que recebeu.
2025-01-16
Mulholland Drive (2001)⟳
É incrível como esse filme permite tantas interpretações diferentes, e quanto mais eu penso sobre ele, mais portas se abrem. Na primeira assistida, é bem confuso, mas, nas posteriores, com todo o contexto em mente, ele se torna profundamente melancólico. Acho maravilhoso como a percepção pode mudar tão drasticamente, por mais que o filme continue sendo o mesmo, e Mulholland Drive faz isso de forma sem igual. Eu poderia passar horas falando sobre ele.Goste ou não do David Lynch, é inegável que ele foi um dos diretores mais únicos que já existiram, e acho que nunca vai existir outro igual. Descanse em paz.
2025-01-10
I'm Still Here (2024)
Apesar de essa ser a maior crítica que eu vejo em relação ao filme, acho válido como, embora ele use a ditadura como um contexto, ele não coloca o foco nela em si, mas no luto e na dor pessoal dos Paiva, que, mesmo sem respostas, precisam seguir em frente. As atuações, a ambientação, a cinematografia e a trilha sonora, todas excelentes, se unem pra criar uma melancolia indescritível, que eu não sentia há um bom tempo, talvez por saber que o que eu tava assistindo realmente aconteceu e afeta tanto a nossa realidade até hoje, por mais que de formas diferentes.O filme conecta o público com a família protagonista, ao mesmo tempo que sugere que os eventos mostrados são só uma pequena parte da vasta complexidade desse período tão sombrio, o que, ao meu ver, é um caminho bem mais interessante do que se tivesse abordado a ditadura de forma mais ampla e direta. Acaba sendo uma abordagem muito íntima e humana.Filmes com personagens que têm famílias grandes sempre conseguem me deixar deprimido, porque nunca tive algo assim, e acho que acaba me afetando ainda mais. O terceiro ato me pareceu arrastado, mas nada que tenha comprometido muito a minha experiência.
2025-01-08
Happiness (1998)
a definição perfeita de "tem que rir pra não chorar"
2025-01-07
The Banshees of Inisherin (2022)
2025-01-05
The Man Who Sleeps (1974)
Aborda bem temas como depressão e isolamento, mas a narração constante mata o filme e torna a experiência não só irritante, como extremamente monótona. O começo e o fim são muito bons, mas o meio é simplesmente insuportável. Dá a impressão de que o diretor encheu muita linguiça pra transformar isso num longa. Parece mais um audiobook com imagens ao fundo.
2025-01-04
Taxi Driver (1976)
Sem dúvida, é um bom filme, e dá pra entender o motivo de ter se tornado um clássico, mas talvez eu estivesse com expectativas altas demais.O protagonista, Travis, é um retrato de frustração e ressentimento, que distorce o conceito de moralidade a fim de justificar seus interesses próprios, mas sua suposta "missão" nada mais é do que uma fachada pra descontar a sua raiva nas pessoas que ele despreza. Ignorante e inculto, ele não entende nada de música, filmes ou política, e, por mais que tente convencer-se do contrário, ele não quer tornar o mundo um lugar melhor; suas ações são egoístas e movidas pela sua instabilidade emocional.Essa construção do personagem ilustra como as pessoas podem, por neglicência deliberada, deturpar a moralidade, criando uma ilusão na qual elas convencem a si mesmas de que suas ações são coerentes, quando, na realidade, são guiadas por impulsos emocionais bárbaros e irracionais. O final também destaca como a sociedade americana erroneamente vangloriza vigilantes e a violência.Apesar do filme trazer uma ótima crítica social, ainda relevante hoje – talvez mais do que nunca –, infelizmente eu não achei ele grande coisa. Os personagens são superficiais, e eu não poderia me importar menos com qualquer um deles, especialmente o protagonista. Nenhum deles tem carisma ou profundidade suficiente pra sustentar a narrativa por muito tempo, o que é algo que sempre me incomoda nos filmes do Scorsese. O ritmo também é bem lento e, sinceramente, a dramatização não me afetou tanto. No geral, o filme traz uma ótima crítica, trilha sonora e atuações, mas eu esperava mais da execução.
2025-01-04
Diary of a Wimpy Kid (2010)⟳
2025-01-02
Nosferatu (2024)
Minoxidilmaxxing pra ficar com o bigode de puto do Conde Orlok.
2024-12-31
The Blair Witch Project (1999)⟳
O terceiro ato é sensacional, mas eu não lembrava que os personagens eram tão irritantes e barulhentos assim, e acabou sendo bem difícil aguentar os dois primeiros atos, que consistem quase que exclusivamente do trio discutindo. Ainda assim, por mais insuportáveis que eles sejam, sinto que o comportamento deles diante da situação é completamente justificado e humano.O que torna A Bruxa de Blair tão bom não são os elementos sobrenaturais, mas a jornada dos protagonistas rumo à loucura, lentamente sendo tomados pela desesperança e se voltando uns contra os outros em sua raiva e desespero. Na verdade, o filme nunca revela se a bruxa sequer é real, e, embora essa seja uma críticas mais frequentes a ele, essa acaba sendo uma das coisas que eu mais gosto, e de como ele deixa tanto pra imaginação do espectador. Ele captura perfeitamente como eu imagino que deva ser a sensação de estar perdido numa floresta por dias, sem comida, sem dormir direito, sem os cigarros que eles fumam, e caminhando o tempo todo. A floresta, deprimente e sem vida, também contribui pro estado mental dos personagens. Por mais que barulhos sejam ouvidos à noite, não parece haver nenhum animal por perto – ou pelo menos nenhum que seja capturado pelas câmeras –, o que só aumenta a angústia e a sensação de que tem algo muito errado ali.Sempre achei genial a forma como o filme foi promovido, vendendo a ideia de que era um documentário real, e tinha até um ARG explicando a lore. É um filme muito autêntico, que chega a parecer real, seja no marketing, na cinematografia ou nas atuações, e é isso que eu gosto tanto nele.
2024-12-31
Blair Witch (2016)
2024-12-29
A Dog's Will (2000)
É um bom filme, mas não sinto que seja a obra-prima que tanto dizem. Os personagens são carismáticos, e o humor funciona bem na maior parte do tempo, mas achei o ritmo muito estranho e as atuações desnecessariamente exageradas, com um tom bastante teatral. Talvez só não seja pra mim, e tudo bem.
2024-12-29
The Rogue's Trial (2024)
O filme é mais uma homenagem ao original do que uma sequência propriamente dita, com uma narrativa tão parecida à do seu antecessor que acaba se tornando previsível, cenários claramente artificiais que comprometem a imersão e um humor que, embora funcione em diversos momentos, é sustentado quase exclusivamente pelas performances do Luís Miranda, que é facilmente a melhor adição ao longa.
2024-12-28
Sonic the Hedgehog 3 (2024)⟳
Esse terceiro ato é Dragon Ball Z puro pqp, fazia tempo que eu não via uma sequência de ação que me deixasse tão feliz em um filme.
2024-12-25
Sonic the Hedgehog 3 (2024)
Toda a construção do Shadow como personagem e os paralelos entre o passado dele e do Sonic ao longo de todo o filme são feitos perfeitamente. As cenas de ação são insanas e cheias de emoção, e o terceiro ato é simplesmente maravilhoso. Quando o filme decide mergulhar nas partes mais instrospectivas da narrativa, ele mergulha pra valer, e essas acabaram sendo as minhas partes favoritas. Confesso que eu não esperava chorar tanto quanto chorei.Por outro lado, ele ainda sofre do mesmo problema que os seus antecessores: as constantes piadas fora de hora, geralmente fazendo referência à cultura pop, sempre que rola sequer um segundo de silêncio. Algumas até funcionam, mas muitas acabam soando forçadas. Felizmente, isso não estragou a minha experiência, porque ele compensa em todos os outros aspectos e, no fim, talvez seja a melhor adaptação de um videogame pro cinema até agora.Mesmo com uma narrativa bem diferente da do jogo, eu amei todas as referências a Sonic Adventure 2. Dá pra ver o quanto a equipe envolvida ama a franquia, e isso me deixa muito animado pros próximos filmes, especialmente depois das cenas pós-creditos.
2024-12-24
Sonic the Hedgehog (2020)⟳
2024-12-17
Tokyo Godfathers (2003)
Lindo e tragicômico. O Satoshi Kon mandava muito. Os personagens são todos carismáticos, bem desenvolvidos, e é muito divertido ver como eles interagem entre si. Não era o que eu tava esperando, e acabou sendo melhor ainda.
2024-12-14
Lady Vengeance (2005)
Bem confuso, tanto pela narrativa não-linear, quanto pela quantidade enorme de personagens, que eu não consegui memorizar direito. No terceiro ato, a narrativa também tomou um caminho que não me prendeu tanto, e eu sinto que poderia ter acabado antes. Por outro lado, é visualmente lindo. Eu queria ter gostado mais, acho que seria legal assistir de novo alguma hora.
2024-11-23
American Psycho (2000)⟳
2024-11-12
Alice (1988)
A animação e os designs dos personagens são maravilhosos. Infelizmente, o ritmo do filme acabou sendo lento demais pro meu pobre cérebro de zoomer, além da narração tediosa e repetitiva. Uma experiência cansativa, por mais impressionante que tenha sido visualmente.
2024-11-11
Career Opportunities (1991)
Cinco estrelas até 1h de filme mas depois disso o enredo muda completamente e acabou não me agradando tanto. A Jennifer Connelly é muito linda.
2024-11-06
Taipei Suicide Story (2020)
2024-10-27
Venom: The Last Dance (2024)
Tão medíocre e estúpido quanto os dois anteriores, Venom: A Última Rodada traz, pela incrível terceira vez seguida, um roteiro superficial e sem sentido, repleto de momentos constrangedores, cenas de ação confusas e comédia rasa, na conclusão da história dos personagens. A dupla, por mais que continue sendo a melhor parte do filme, ainda é extremamente subutilizada, e, infelizmente, todos os outros personagens são desinteressantes, sejam eles hippies insuportáveis ou militares genéricos. Durante o filme todo, o protagonista não deve entrar na sua forma completa pra não atrair o monstro que tá perseguindo eles, mas o faz pra uma cena de dança estúpida que não adiciona nada ao filme e só existe a fim de forçar a narrativa a progredir, porque os roteiristas pareciam não estar inspirados. Literalmente a primeira cena é um monólogo do vilão explicando todas a sua história e as suas motivações pros espectadores de uma forma nada sutil, e essa única cena já é 50% da participação dele no longa todo, se não mais. Não consegui levar a sério nenhuma cena que deveria ser emocionante, inclusive o final, porque o filme inteiro é muito mal escrito.
2024-10-06
Cure (1997)
A edição e a cinematografia são facilmente as melhores partes do filme, e ele também tem momentos bastante sinistros. Eu tava bem interessado na primeira metade, mas, conforme a trama progredia, meu interesse e minha atenção foram diminuindo. Não sei se foi por ele ser um pouco parado ou porque fui assistir meio tarde e já tava meio cansado. Também achei a moral dele um pouco batida. Ainda assim, é um filme muito bom, só imaginei que eu fosse gostar mais.
2024-10-04
The Exorcist (1973)
quando eu era criança tinha pavor da menina desse filme por causa de todos os jumpscares que levei no youtube, entao assistir isso foi terapia de exposição pra mim
2024-10-01
Ghostwatch (1992)
Descobri o filme por um vídeo meses atrás e, desde então, eu tava bem animado pra assistir. Sinto que hoje em dia fica mais fácil de identificar que não é um documentário real, especialmente pra quem vê tanto filme, mas consigo facilmente imaginar outras pessoas assistindo e acreditando ter sido um evento que aconteceu de verdade, e acho que isso que torna a experiência tão divertida. Fico pensando em como deve ter sido inesquecível pra quem assistiu quando era criança ou no dia da estreia na TV. Mesmo desconsiderando a história por trás, ele continua sendo um mocumentário excelente.
2024-09-28
Look Back (2024)
Gostei muito do quão fiel ao traço do Fujimoto o estilo da animação é, e a direção do Oshiyama é maravilhosa, com diversas cenas silenciosas que tornam a experiência mais introspectiva. Por ser baseado num one-shot, o filme é bem breve, mas, ainda assim, as personagens são surpreendentemente bem desenvolvidas e o anime consegue gerar um impacto emocional enorme em apenas uma hora.Por mais que queiramos saber mais sobre o mundo de Look Back, a curta duração também acaba, voluntariamente ou não, se alinhando à mensagem dele, de que nem sempre as coisas acontecem como queremos, e precisamos aprender a nos contentar com o que nos é dado. O luto não lamenta apenas a perda de alguém ou de algo, mas também a perda de um futuro possível, que agora nunca será. Tudo acaba, e não dá pra mudar isso; a gente tem que viver com todas as dores, as perdas, os amores e os momentos de inocência que se foram. Apesar do quão diferentes as coisas são hoje, é preciso seguir em frente, sempre.
2024-09-27
An American Werewolf in London (1981)⟳
2024-09-21
Batman (1989)
Morri de rir toda vez que o Michael Keaton tinha que olhar pros lados ou pra cima e pra isso rotacionava o corpo inteiro porque não dá pra virar o pescoço com a máscara.
2024-09-20
Ferris Bueller's Day Off (1986)
conheço a música
2024-09-13
South Park: Bigger, Longer & Uncut (1999)
Tô cansado de falar que normalmente eu não curto musicais, só que pelo amor de deus, isso daqui é incrível. As músicas são sensacionais, e acho que o fato de eu já estar numa fase de gostar tanto de South Park tornou a experiência muito melhor. Sem brincadeira, é um dos melhores musicais do século 20 e, no geral, um filme hilário. Barras pra caralho e acho lindo que a única música sem palavrão foi cantada pelo diabo.
2024-09-12
X-Men: Days of Future Past (2014)
2024-09-08
Blade Runner (1982)
Tem uma atmosfera e direção de arte impecáveis. O maior problema é que ele é bem parado, tanto que eu já havia tentado assistir anos atrás, mas acabei caindo no sono. Felizmente, ele fica mais interessante na segunda metade, especialmente no clímax, que consegue ser tão tenso quanto melancólico.
2024-09-07
Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time (2021)
Lembro de quando descobri Neon Genesis Evangelion na minha adolescência e de como me transformou como indivíduo. Ainda hoje, The End of Evangelion continua sendo um dos meus filmes preferidos, e pode parecer bobo dizer isso hoje, mas menos de uma semana depois do meu aniversário de dezoito anos, fiz minha primeira tatuagem em homenagem ao anime. Demorei anos pra dar uma chance aos filmes do Rebuild porque não via sequer razão pra eles existirem, quando a obra original, apesar das dificuldades na sua produção, já havia conseguido um final perfeito que refletia impecavelmente os desafios pessoais do Hideaki Anno na época, com uma exploração profunda da condição humana que não era tão presente nos animes até então.O que acontece depois dos nossos erros e dos nossos acertos, e como eles impactam a nós e àqueles a nossa volta? Como seguimos em frente depois de sermos machucados ou de machucarmos os outros? Essas são questões abordadas por Evangelion: 3.0+1.0, que nos mostra que só é possível reconstruir o que foi quebrado se tentarmos, e que o simples ato de tentar é uma forma de libertação, independentemente do resultado, especialmente se estivermos rodeados por pessoas que nos amam. Apesar da mensagem não ser revolucionária, acho que a vida é assim: na verdade, as revelações mais brilhantes sempre parecem simples depois.Por mais que o filme apresente esse lado introspectivo, infelizmente ele não o explora tanto quanto poderia, pelo menos em comparação com a obra original. Enquanto Neon Genesis Evangelion e o filme de 1997 focam na luta interior dos personagens a fim de fazer uma análise metatextual e psicológica da mente do criador, 3.0+1.0 prioriza a trama, com um enredo mais convencional de "humanidade vs. ameaça extraterrestre". Com tantos conceitos novos e uma construção de mundo tão complexa, fica até difícil de acompanhar, além de eu não achar a abordagem tão fascinante quanto a dos seus antecessores. Acho que uma das coisas que eu mais admiro tanto na série, quanto em The End of Evangelion, é o quão experimentais e abstratos ambos são, enquanto 3.0+1.0 acaba sendo muito seguro e até um pouco comercial, resultando num produto final menos interessante artisticamente. Também não dá pra ignorar que os filmes do Rebuild, especialmente esse, passaram a usar cada vez mais animação 3D, que, embora funcione muito bem em algumas cenas, frequentemente resulta numa aparência bem artificial.De qualquer forma, eu gostei do filme, e apesar de não ser tão memorável quando comparado ao legado deixado pela obra original, o filme é uma conclusão linda, emocionante e definitivamente merecida pra essa longa jornada. Todas as coisas boas um dia devem chegar ao fim.Bom dia.Boa noite.Obrigado.Adeus, Evangelion.
2024-09-05
Drained (2006)
O Cheiro do Ralo combina uma edição e trilha sonora maravilhosas com a atuação excepcional do Selton Mello, que interpreta um personagem completamente misógino, frio e desprezível com muita maestria. Eu não sabia se ficava chocado, ria ou se fazia os dois, que foi o que acabei fazendo em diversos momentos, porque tem um ótimo equilíbrio entre humor e drama. Apesar de ter parecido mais longo que o necessário, ao ponto em que eu não aguentava mais ouvir a palavra "bunda", e de às vezes se explicar demais ao invés de deixar que o espectador interprete o conteúdo por conta própria, ainda é um filme excelente e definitivamente uma pérola do cinema nacional.
2024-09-04
Elephant (2003)
Vagamente inspirado no massacre de Columbine, Elefante retrata os eventos que antecedem um tiroteio em uma escola, fazendo uso da recursividade como uma forma barata de criar suspense. O objetivo do filme é mostrar como muitas vezes as pessoas ignoram o "elefante" na sala até que seja tarde demais, evidenciando que tragédias como essa podem acontecer em um dia como qualquer outro, sem uma trilha sonora tensa ao fundo ou um narrador pra avisar, como acontecem nos filmes.A questão é que ele não só falha em oferecer qualquer comentário significante sobre a violência armada nos Estados Unidos ou a ineficiência das escolas no combate ao bullying, como também deliberadamente não apresenta uma explicação pro massacre, deixando em aberto ao público ao jogar a ele de uma só vez diversos motivos distintos possíveis – bullying, nazismo, sexualidade, e, claro, videogames. No fim, ele acaba sendo pretencioso e completamente sem propósito, existindo apenas pra chocar o público com a crueldade da violência retratada, o que é especialmente baixo, desrespeitoso e até exploratório considerando que é baseado em uma tragédia real que aconteceu há apenas quatro anos antes do lançamento do filme.
2024-09-03
Sonic the Hedgehog: The Movie (1996)
Tem uma vibe muito parecida com o Dragon Ball original, e toda a estética cyberpunk da Robotropolis, das máquinas e dos veículos, é muito linda e encaixa estranhamente bem. A animação do Estúdio Pierrot e a trilha sonora também são incríveis, e, apesar de, por algum motivo, o Knuckles voar, e a OVA trazer aquelas piadas pervertidas e estranhas tão comuns em animes clássicos, ainda é uma experiência muito divertida, e isso que importa pra mim. O Metal Sonic é foda e eu gostei muito da dinâmica entre ele e o Sonic.
2024-08-29
Longlegs (2024)
Fiquei bem decepcionado. Ele se apresenta como um filme arthouse, quando na realidade é cheio de clichês típicos de filmes de terror, especialmente toda a abordagem do satanismo, que acaba sendo muito forçada e, sinceramente, até meio irritante. A trama também conta com diversas questões que não fazem muito sentido e que eu adoraria que tivessem sido melhor explicadas, enquanto outras informações são entregues de mão beijada pro espectador, quando poderia ter sido uma melhor decisão deixá-lo desvendar o mistério por conta própria.
2024-08-26
Goodnight Mommy (2014)
Começa bem mas logo vira torture porn puro, com direito a um plot twist terrível no final.
2024-08-25
MaXXXine (2024)
Repleto de ideias desconexas e uma série de tramas diferentes acontecendo simultaneamente, MaXXXine parece não saber o que realmente quer ser. Ele faz referências a eventos dos anos 80 e a filmes de terror clássicos, como Psicose, até mostrando o set do filme em mais de uma ocasião, mas parece apenas fazê-lo pelo simples ato de fazer. O filme também fracassa em criar qualquer sensação de suspense em qualquer momento, e embora conte com algumas reviravoltas, nenhuma delas é verdadeiramente interessante. É um filme sem substância, raso e bem idiota. Os efeitos práticos de gore são legais, mas é realmente só isso.
2024-08-18
Alien (1979)⟳
Um dos melhores e mais lindos filmes de terror e ficção feitos até hoje. O set design é impecável, desde a Nostromo até o planeta com a nave abandonada, onde os personagens se deparam com o fóssil do piloto – um resquício de um passado sinistro além da compreensão humana. Gosto de Prometheus, mas queria que nunca tivessem explicado isso.
2024-08-17
Secretary (2002)
2024-08-15
Alien: Romulus (2024)
Apesar de seus defeitos, que não são poucos, Alien é uma das minhas franquias preferidas, e lembro que eu tava ansioso pra Romulus desde que o anunciaram. Fui inclusive assistir na pré-estreia, e, apesar de ter gostado do filme, saí do cinema com opiniões muito mistas, sem saber o que pensar.Os atores, especialmente a Cailee Spaeny e o David Jonsson, entregam performances muito boas, a cinematografia é muito linda e os efeitos práticos são facilmente a parte mais legal do filme. No final, vemos um novo híbrido xenomorfo-humano e, por mais asustador que ele seja, seu design é bem desapontador e ele nem sequer parece fazer parte do universo de Alien. Ele é só um cara alto e pelado com uma ou duas características do xenomorfo que a gente conhece, como a cauda e os tubos nas costas.Ainda assim, o que mais me incomoda no filme todo é o Rook, personagem baseado no Ash do primeiro filme, interpretado pelo Ian Holm. Quando assisti o filme já tinha achado a decisão estranha, especialmente pelo fato do ator já ter morrido, mas deixei passar. Agora já se passaram uns dias e eu ainda não tirei isso da minha cabeça, e quanto mais tempo passa, mais estúpida a ideia de terem trazido o ator de volta me parece.Não tem qualquer outra explicação pra terem o feito ao invés de introduzirem um sintético qualquer, ou ainda trazerem de volta qualquer outro sintético da franquia, a não ser pra agradar os fãs apelando pra nostalgia, o que é estranho, porque o filme em si é decentemente bom, e ele não precisava depender disso pra se manter. Na verdade, isso só o prejudicou. Ainda por cima, fizeram uso de IA e o resultado final nem sequer ficou bom. E não é como se o personagem fizesse só uma breve aparição. Ele é um antagonista essencial pra trama, o que piora ainda mais a situação.Por outro lado... gostei de como os facehuggers tiveram um destaque maior e como vimos um pouco mais sobre o estágio evolutivo do xenomorfo, como aquele casulo, que nunca havia sido mostrado antes. Fico feliz que, apesar de a franquia ter ficado nas mãos da Disney, eles não abriram mão dos elementos eróticos que são tão essenciais ao design do xenomorfo, em todas as suas fases.
2024-08-07
A Nightmare on Elm Street Part 2: Freddy's Revenge (1985)
Apesar de ser uma sequência e de fazer referências aos acontecimentos do filme anterior, A Hora do Pesadelo 2 parece um filme completamente desvinculado do original. Freddy, agora mais fraco depois dos acontecimentos do primeiro filme, precisa recorrer ao protagonista pra matar pessoas por ele, enquanto este tenta resistir, o que podia ter sido uma história boa, mas, infelizmente, a execução foi horrível.Todos os personagens são chatos, unidimensionais e bastante esquecíveis, e as atuações, na sua maioria, são extremamente artificiais. Durante o filme todo, Freddy faz o que bem entende, sem qualquer consistência ou preocupação com o que ele pode ou não fazer, como trancar portas, possuir e assassinar pessoas enquanto elas estão completamente acordadas – todas coisas que ele com certeza não podia fazer no original. Tem uma sequência em que um personagem passa por uma espécie de poltergeist numa quadra, sendo atingido por bolas de basquete, arrastado pra uma ducha, despido, espancado diversas vezes na bunda com uma toalha e, só então, rasgado até a morte, o que resume bem o filme: ele é esquisito, ilógico e muito bobo.A primeira metade do filme até que é tolerável, mas depois disso ele fica extremamente monótono e não consegue se sustentar, ao ponto de eu não ter conseguido assistir até o final. Tinha muito potencial, mas tudo foi enterrado debaixo de toneladas de merda. Talvez tivesse sido melhor pular e assistir outra coisa.
2024-08-04
As I Was Moving Ahead, Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty (2000)
2024-08-01
Crash (1996)
No mundo atual, onde o sexo se tornou mercadoria, a pornografia tá por toda parte e o tédio é cada vez mais cotidiano por conta de tanta superestimulação, parece haver uma necessidade crescente de intensificar o que é necessário pra satisfazer o desejo sexual. Crash explora de maneira erótica, caótica e absurda como a tecnologia funde o homem à máquina e, no fim, acaba nos tornando menos humanos. No filme, o asfalto das estradas vira uma extensão da natureza social do ser humano, levando ao flerte e à sedução sobre rodas. Quando o metal frio dos para-choques dos veículos se encontra, os corpos dos seus passageiros também o fazem. Apesar de contar com tanta violência e sexo, a atmosfera do filme é fria e distante, e a trilha sonora complementa perfeitamente esse sentimento.
2024-07-28
Inside Out 2 (2024)
2024-07-19
Creep 2 (2017)
2024-07-16
Donkey Skin (1970)
Com cavalos coloridos, fadas e uma mulher que cospe sapos, Pele de Asno capta perfeitamente a essência de um conto de fadas. O filme abraça o mundo vibrante, maluco e encantador dessas histórias, mas também mantém uma autoconsciência a fim de subverter os clichês de forma satírica e com diversos anacronismos. Ele consegue ser tão bizarro quanto encantador, e faz os dois muito bem.
2024-07-03
A Quiet Place: Day One (2024)
Muito chato e repetitivo. Não consegui me conectar com nenhum dos personagens e o perigo pelo qual eles passam não parece imediato, o que tira toda a tensão e medo que poderia existir. Os monstros são muito inconsistentes em relação ao seu comportamento e na maior parte dos casos em que algum barulho acontece, é por estupidez dos personagens, algo que poderia ter sido facilmente evitado, mas não foi por pura conveniência de roteiro, a fim de tornar o filme minimamente interessante ao espectador (e fracassa). Não tinha a menor necessidade disso existir. Pelo menos tem um gatinho fofo.
2024-06-26
Drag Me to Hell (2009)
2024-06-11
Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (2010)
Super relaxante, passa a sensação de que você tá ascendendo a um outro plano espiritual. Por outro lado, sinto que ele é mais longo do que precisava e várias partes parecem desconexas umas das outras, me deixando um pouco perdido em diversas ocasiões, mas talvez essa seja a proposta. Tio Boonmee é surreal por natureza, e imagino que esse momento no fim das nossas vidas deva se sentir assim mesmo: confuso, assustador, e tudo bem. O melhor a fazer é se deixar levar pela maré.
2024-05-31
Immaculate (2024)
A cinematografia e o figurino são bons, mas infelizmente o roteiro não é muito original e todo o suspense se baseia em uma série de jumpscares bem previsíveis. Sinto que ele quer muito ser um filme +18, mas não tem coragem de arriscar e acaba ficando na sua zona de conforto. Felizmente, o terceiro ato, apesar dos seus defeitos, salva o filme da mediocridade.
2024-05-19
[REC] (2007)
Esperava que a trama fosse ser bem mais pé no chão, mas ainda assim acabei gostando. E como se eu já não tivesse sido surpreendido o suficiente, os últimos vinte minutos ainda contam com uma revelação inesperada que deixou tudo mais interessante. Não posso negar que fiquei de saco cheio com tanta gritaria e alguns sustos previsíveis, mas no geral ele é super caótico, tenso e violento. Bem legal.
2024-05-18
Beneath the Planet of the Apes (1970)
Não tem nada nesse mundo que justifique a primeira metade ser praticamente idêntica ao filme anterior, só que dessa vez com outro astronauta, que, por algum motivo, também é praticamente idêntico ao seu predecessor. Na segunda metade, por outro lado, tem um plot twist enorme e completamente bobo que, pra falar a verdade, tirou todo o meu interesse pela franquia original. Ainda vou assistir o resto, mas as coisas se tornaram tão idiotas ao ponto em que ele parece ser uma paródia do primeiro filme, especialmente com uma cena final tão vergonhosa.
2024-05-15
Planet of the Apes (1968)
Por ter assistido à trilogia nova primeiro, acho que eu tava esperando algo diferente do filme original. Ele tem uma cinematografia legal e a maquiagem também é muito bem feita pra época, apesar de ela parecer boba considerando os padrões de hoje. Fica muito na cara que ele é um longa de quase sessenta anos de idade quando a gente se depara com algumas cenas questionáveis, como o protagonista tendo tanto tesão acumulado que comete adultério com... um macaco... e o público deve visualizar isso como o personagem sendo um garanhão (o que supostamente é algo positivo), ou o governo ter enviado 3 homens e só 1 mulher ao espaço, deixando bem claro que eles deveriam procriar através de uma suruba (praticamente dizendo isso em uma cena, inclusive).Eu já sabia da reviravolta da cena final, então ela não me surpreendeu. Ainda assim, eu entendo o quão icônica ela é, mas não deve ter surpreendido ninguém que estivesse prestando atenção no filme até então. Falando nisso, talvez ela pudesse ser melhor ainda se a atuação do Charlton Heston fosse um pouco mais convincente. Fiquei bem constrangido com o seu personagem em diversas ocasiões, e provavelmente também não ajuda muito ele ser extremamente arrogante e tapado durante toda a sua duração. Planeta dos Macacos tá longe de ser perfeito ou sequer tão bom quanto dizem, mas ainda é bem divertido e tem uma mensagem que continua relevante até hoje.
2024-05-10
Deception (2021)
Se tem uma merda que faz raiva genuína ferver dentro do meu ser, é o simples conceito de adultério, e o que me enfurece ainda mais, é ver um filme romantizar e retratar isso através de uma das atrizes mais lindas da atualidade transando com um cara que parece ser o irmão gêmeo do mal do Paulinho Serra. O personagem literalmente não tem um ponto positivo. Não tem personalidade, é desinteressante, feio, desempregado e, não satisfeito, esquerdomacho. Fiquei quebrando a cabeça durante o filme todo pensando no que é que essa personagem viu nesse cara pra trocar o próprio marido por ele. Não tem nada, nem sequer uma fachada que seja interessante. Ainda assim, se o problema fosse só a péssima escolha do elenco, tudo bem, quer dizer, talvez o filme ainda tenha uma história interessante pra contar, né? Mas absolutamente não. Na verdade, é um dos longas mais presunçosos, monótonos e desinteressantes que eu já tive o desprazer de assistir. Não acho certo dar uma nota se não vi ele por completo, mas Deception é certamente um ótimo título pra um filme que me decepcionou tanto quanto esse.
2024-05-03
Eraserhead (1977)
Um longa super surreal e esquisito, bem característico do David Lynch, sobre o medo da paternidade. Os efeitos práticos são muito bem feitos, especialmente o boneco do bebê. Passei o filme todo impressionado. Até que ele é fofo! Tem um sound design bizarro que evidentemente busca deixar o espectador desconfortável, e consegue, talvez até demais. Não é o meu favorito do diretor, mas é clara a influência que teve nos seus trabalhos posteriores.
2024-05-02
The Fall Guy (2024)
Assim como é de se esperar de um filme do David Leitch, é bobo, mas consegue ser divertido. Infelizmente, a narrativa é meio fraca, com uma reviravolta previsível e vilões muito caricatos, e senti que o primeiro ato é mais curto do que deveria, enquanto os outros dois são mais longos do que precisavam ser. Por outro lado, o elenco fez um ótimo trabalho e os efeitos práticos são muito legais.
2024-04-27
Challengers (2024)
Fenomenal. A cinematografia é incrível, as performances impecáveis e a trilha sonora é uma das melhores que eu já ouvi num filme em toda a minha vida. Eu amo como ele constantemente alterna entre presente e passado pra aumentar a tensão na disputa entre os protagonistas no jogo final, conforme a gente aprende mais e mais sobre eles. Fazia tempo que eu não assistia a um filme que me induzisse tanta adrenalina. Me deu vontade de voltar a jogar tênis.
2024-04-26
Fargo (1996)
Apesar de ter demorado pra dar uma chance pra Fargo, eu já tinha assistido à série e ela é uma das minhas favoritas, então eu tava com expectativas altas, que felizmente foram atendidas. Gosto muito de como o filme mistura suspense, drama e comédia, e consegue fazer com que eles conversem bem. A protagonista é um pouco insuportável, especialmente com o sotaque exagerado, mas não dá pra negar que a atriz atua muito bem. Na verdade, todo o elenco entrega performances sensacionais e personagens únicos e memoráveis. A cinematografia também é muito bonita.
2024-04-24
Perfect Days (2023)
Dias Perfeitos nos lembra da importância de encontrar algo pelo qual ser grato todos os dias, não importa em que fase da vida estejamos, por menor que seja. O protagonista, que vive de limpar banheiros públicos e mora em um apartamento minúsculo da grande Tóquio, encontra felicidade em pequenos momentos do seu dia, seja ao dirigir pro seu trabalho ouvindo suas músicas preferidas ou ao admirar as sombras projetadas pelas folhas das árvores. Ele tem uma certa melancolia, mas acredito que essa seja a sua beleza.Apesar de não estar diretamente ligado ao filme, o associei na hora ao primeiro preceito do Dokkōdō, o livro de regras da vida do Miyamoto Musashi, que diz que devemos aceitar as coisas como elas são, o que não quer dizer passividade, mas sim resiliência, e é essa a exata mensagem que o longa quer transmitir. O estresse, as preocupações e as ansiedades fazem parte da vida, e ao invés de nos obcecarmos com a ideia de que as coisas deveriam ser diferentes, é muito mais poderoso render-se ao presente e aceitar a realidade como ela é, sem a necessidade de controlá-la, mas sim confiando que tudo se desenrolará da forma como deve.
2024-04-17
Noroi: The Curse (2005)
Sem dúvida, Noroi apresenta cenas muito bem elaboradas e uma atmosfera assustadora, mas infelizmente seu ritmo não ajuda a manter o suspense, já que a sua duração acaba se mostrando desnecessariamente longa pra premissa em questão.A cena final, apesar de ser a melhor do filme, é bem anticlimática e não surpreende muito, considerando que já havia sido aludida no prólogo e, por conta disso, perdeu grande parte do impacto. Levando quase duas horas pra chegar nela, eu já não tava mais tão interessado no que tava acontecendo e meio que só queria que acabasse logo. Sinto que teve muito desenvolvimento pra pouco resultado.De qualquer forma, não é um filme ruim, e embora tenha muitos elementos interessantes, admito que eu tava esperando bem mais, especialmente depois de ter gostado tanto de Occult, outro found footage também do Koji.
2024-04-08
Body Snatchers (1993)
Foi só depois de assistir Body Snatchers que descobri que ele na verdade é o terceiro filme da franquia/um reboot, e eu não vi nenhum dos anteriores. O conceito dele é fantástico e o roteiro é bom de modo geral, mas por outro lado, tem tanta coisa que acontece sem qualquer explicação ser dada ao espectador, que cheguei a me perguntar se existe um director's cut mais longo e mais coeso, mas não, a versão final do filme é assim mesmo. Felizmente, ele acaba compensando com o excelente trabalho na maquiagem e as sensacionais performances do elenco, especialmente da Meg Tilly, que chega a entregar um monólogo icônico de arrepiar a espinha.Perto do final, tem uma cena com um personagem em um helicóptero que é tão acidentalmente engraçada, por conta dos efeitos visuais péssimos usados exclusivamente naquela cena, que tive que pausar o filme pra me recompor de tanto que eu tava rindo. O orçamento foi de 13 milhões de dólares, o que é relativamente baixo, então dá pra entender, mas a cena poderia só ter sido cortada e o resultado seria melhor. Genuinamente acho que minha imersão nunca foi destruída tão rapidamente num filme. Depois disso, o longa parece não saber mais o que ele quer ser, apresentando um final confuso e um pouco insatisfatório, pelo menos pra mim.De qualquer forma, apesar de eu ter falado tão mal, ele é muito divertido e vale a pena assistir. Tô curioso pra dar uma olhada nos anteriores.
2024-04-03
Terrifier (2016)
Realmente acredito que quem gosta disso deveria ser internado em algum hospital psiquiátrico.Torture porn na sua mais pura forma, com narrativa, suspense e desenvolvimento de personagem inexistentes. Não sei nem se preciso mencionar o quão descaradamente misógino o filme é, e a pior parte é como o diretor se recusa a admitir isso, dizendo que o vilão "odeia a todos igualmente", quando isso claramente não é verdade. Das duas uma: ou ele tá mentindo, ou ele não considera essa violência desproporcional direcionada a mulheres uma prática misógina, e nenhuma das possibilidades é boa.
2024-04-01
Fantastic Planet (1973)
Com visuais incríveis e uma trilha sonora maravilhosa, Planeta Fantástico é uma jornada surreal que aborda temas de opressão e liberdade. O estilo de arte e de animação, contando com a presença frequente de quadros estáticos, contribuem muito pra sua estranheza, apesar de eu não ter certeza se o segundo foi intencional. Infelizmente, o seu ritmo é um pouco lento e o final bastante abrupto. É um filme desconfortante, esquisito e misteriosamente sinistro, mas que sem dúvidas tem seu charme.
2024-03-31
Exists (2014)
Do mesmo criador de A Bruxa de Blair, Eduardo Sánchez, Eles Existem conta com um enredo bastante familiar ao afamado longa. Enquanto eu assistia, não consegui parar de pensar em como o filme parece ser um A Bruxa de Blair pra um público mais geral e convencional. Algumas semelhanças chegam a ser cômicas, incluindo o fato de a criatura aparentemente também ter seus próprios "totens", deixando árvores de ponta cabeça pela floresta pra assustar visitantes indesejados. Apesar disso, ele ainda consegue entregar momentos tensos e cenas assustadoras. O fato do monstro se manter nas sombras durante a maior parte do filme intensifica ainda mais o medo, que se baseia no desconhecido.Algo engraçado de apontar, bem frequente em filmes found footage e que não podia faltar aqui, é que em algumas cenas os personagens agem de maneira bem irrealista, não largando a câmera de jeito nenhum, o que facilmente se torna motivo de piada aos olhos do espectador e prejudica a imersão.Tá longe de ser um filme inovador, mas pra falar a verdade ele nem tá tentando ser um. Ele cumpre sua função e é suficientemente divertido.
2024-03-31
Battle Angel (1993)
Por ser uma OVA, Battle Angel tem um ritmo frenético e é bastante condensada em comparação com a riqueza do mangá original, deixando algumas partes subdesenvolvidas. Ainda assim, o anime é surpreendentemente emocionante pra uma obra que dura apenas 54 minutos, repleto de cenas de ação incríveis e sem decepcionar na exploração de questões filosóficas mais profundas, decorrentes do mundo distópico de Gunnm, na medida do possível.
2024-03-31
Aliens vs Predator: Requiem (2007)
Contando com personagens desinteressantes, diálogos pobres e uma história incrivelmente chata, Alien vs Predador: Requiem é consideravelmente mais estúpido e irrelevante do que seu predecessor, e com razão. Se você me perguntar o nome de qualquer um desses personagens, eu realmente não vou conseguir te dizer, e a morte de nenhum deles me afetou emocionalmente, já que são todos caricaturas extremamente esquecíveis de si mesmos. Uma das poucas qualidades do filme, no entanto, é sua disposição em eliminar personagens sem hesitação, sejam homens, mulheres, crianças ou bebês, todos de forma bem violenta e criativa, contribuindo pro terror ao mostrar que ninguém tá a salvo. O design do Predalien também é legal, mas nem dá pra enxergar ele direito, por conta da cinematografia desorientante e da extrema escuridão a todo momento.
2024-03-17
Friday the 13th Part III (1982)
Apesar de ter uma duração curta, o filme enrola muito pra desenvolver a trama, e quando algo finalmente acontece, não é nada demais. No geral, ele não adiciona nada de significativo à franquia em comparação com os dois filmes anteriores, é bobo e repleto de personagens chatos. A final girl já possui um passado com o antagonista, que não faz muito sentido e sugere que ela foi violada por ele, algo que não só é desnecessário, como também não condiz com o personagem – inclusive, soube depois que a equipe de produção do filme considerou incluir essa cena, mas optaram por deixar a história ambígua. Tem muitas cenas que envelheceram mal feitas especificamente pra serem assistidas em 3D, que, hoje em dia, acabam se tornando irritantes muito rápido. Por outro lado, a gente finalmente vê o Jason com a sua máscara icônica.
2024-03-15
X-Men: The Last Stand (2006)
Senti que eu tava assistindo dois filmes ao mesmo tempo. Ele parece ter dificuldade em definir o que ele quer ser, contando com duas tramas distintas e quase desconexas, além de outras decisões muito estranhas em relação aos personagens.Dois personagens super importantes morrem muito cedo no filme e de formas totalmente anticlimáticas, ao ponto em que eu pensei que eles seriam revividos mais tarde, mas não foram. O Professor X até teve um funeral, mas, ainda assim, sua morte não pareceu ter tanto impacto. O Ciclope teve menos impacto ainda, um personagem que já foi deixado de lado nas adaptações anteriores e só aparece nesse filme pra morrer. Tem também um momento em que o Magneto abandona a Mística depois dela ser curada e a esquece pelo resto do filme, o que é completamente incoerente com suas caracterizações anteriores. Sinto que os roteiristas nem compreenderam os personagens que tavam escrevendo. Mais uma vez, o Wolverine recebe uma atenção desnecessária, em detrimento de outros personagens que poderiam ser mais relevantes pra trama, além do seu romance forçado com a Jean Grey. Como se não bastasse, o Noturno também sumiu e não é sequer citado por qualquer personagem. E a Psylocke é uma vilã?Um desastre completo de cabo a rabo, que só não é pior porque tem alguns momentos decentes e cenas de ação interessantes.
2024-03-15
Wonka (2023)
Normalmente não gosto de musicais, mas fiquei surpreso com o quanto me diverti com esse. Me senti uma criança de novo. Não tinha visto nada sobre o filme antes de assistir, então pensei que seria só um remake do original, quando, na realidade, ele conta uma história completamente diferente e surpreendentemente interessante.
2024-03-12
Dumb Money (2023)
Eu não conhecia a história antes de assistir o filme, embora isso tudo tenha acontecido há só três anos, então não posso dizer o quão fiel à realidade ela é retratada aqui. Ainda assim, a premissa é interessante o suficiente, e é sempre legal ver gente rica e esnobe perdendo dinheiro. O filme conta com uma quantidade um tanto insuportável de referências a memes, numa tentativa clássica de Hollywood em entender como eles funcionam, mas sempre fracassando, o que pode se tornar chato bem facilmente. Por outro lado, o Paul Dano é muito convincente como um usuário de Reddit.
2024-03-10
Exotica (1994)
Demorei uns dias pra pensar na melhor forma de colocar o que assisti em palavras, e até agora sinto que não consigo muito bem. Exotica tem uma beleza única, hipnotizante, quase que indescritível. Ambientado em um um clube de strip que dá nome ao longa, ele surpreende com sua elegância, pureza e abordagem de temáticas delicadas e complexas, como luto, conexão humana e a busca desesperada por significado em um mundo tão solitário. Tudo nele passa uma sensação muito etérea, como se viesse direto de um sonho. A forma como a trama se desenrola, junto à sua cinematografia linda, e trilha sonora sombria levam a experiência a outro nível. É bem difícil explicar o que o torna tão maravilhoso, mas é impossível não ficar encantado com a melancolia que a sua atmosfera surreal transmite. Assombroso, mas da melhor forma possível.
2024-03-09
Anatomy of a Fall (2023)
O que à primeira vista parece ser um filme de crime e mistério, gradualmente se transforma em uma experiência mais íntima, humana e, na minha opinião, fascinante de se acompanhar. O diálogo é muito bem elaborado, realista e fica melhor ainda com as atuações incríveis do elenco. Sinto que foi um pouco mais longo do que precisava, mas nada que tenha me incomodado tanto. Não ter recebido uma resposta definitiva sobre o que realmente aconteceu no final do filme só me fez gostar ainda mais dele. O desfecho é ambíguo, tranquilo e franco.
2024-03-08
Till Death (2021)
Incrivelmente entediante no começo e um tanto previsível em outros momentos. Não consigo levar tão a sério a atuação da Megan Fox, que não parece demonstrar emoção alguma em nenhuma cena. As falas da sua personagem também não ajudam, consistindo principalmente em reclamações nada sutis sobre as situações em que ela se encontra.
2024-03-06
Dune: Part Two (2024)
Superior à primeira parte em todo aspecto possível. O ritmo, embora ainda falhe em alguns momentos, é definitivamente muito mais bem pensado. O sound design, a cinematografia e toda a sua estética são incríveis. Os personagens também têm mais espaço pra se desenvolverem, e aqueles introduzidos pela primeira vez conseguem ser muito interessantes.
2024-03-05
Dune (2021)
Entediante, excessivamente longo e, ironicamente, vazio, pra uma obra com um universo próprio e regras distintas das nossas. Sinto que ele deu tanta ênfase nos visuais que se esqueceu de adicionar qualquer profundidade em outras áreas, e, por conta disso, acabei não me conectando com os personagens ou sequer sentindo qualquer emoção durante toda a sua duração, a não ser tédio.Além disso, ele nem sequer parece um filme completo, contando com duas horas e meia de introdução ao mundo de Duna, até que ele finalmente acaba. Ele tem um começo, talvez um meio, mas definitivamente não um fim.
2024-02-27
Friday the 13th Part 2 (1981)
Não tenho certeza se essa era a intenção dele, mas esse filme tem várias cenas muito engraçadas. Embora os personagens não sejam tão marcantes, e um deles seja praticamente uma cópia de outro do filme anterior, eu consigo deixar isso passar. Sem dúvida, é mais divertido e tem um ritmo melhor que o primeiro. O Jason se mostra um vilão muito mais ameaçador e interessante do que a sua mãe e proporciona uma experiência mais intensa, no geral.
2024-02-26
Friday the 13th (1980)
Sinto que esse é um filme que não envelheceu muito bem. Ele é profundamente entediante na maior parte do tempo, a ponto de eu ter chegado a cochilar. As performances de alguns atores são meio lamentáveis, os diálogos constrangedores, e os personagens extremamente rasos.Por outro lado, o terceiro ato é muito bom e conta com reviravoltas que me surpreenderam. A trilha sonora é excelente, a maquiagem incrivelmente boa pra um filme com um orçamento tão baixo, e a atmosfera sinistra do acampamento isolado da civilização adiciona um toque especial à experiência. Não é difícil perceber o quanto ele serviu de inspiração pra centenas de slashers que vieram após ele. Eu queria ter gostado mais.
2024-02-24
Eyes Without a Face (1960)
Olhos Sem Rosto conta com uma premissa fascinante e visuais que ainda funcionam muito bem nos dias de hoje, especialmente quando em relação ao impacto da máscara bizarra usada pela protagonista, ou ainda a eventual revelação do seu rosto, na atmosfera do filme. Por outro lado, em outras áreas, ele se mostra bem datado, com escolhas peculiares no sound design, particularmente na mixagem e trilha sonora, e um ritmo incrivelmente monótono. Apesar de ser um filme de suspense, não me senti tenso em momento algum. Não tenho dúvida de que foi um filme marcante na década de 60, mas, honestamente, foi meio indiferente pra mim.
2024-02-22
The Boy and the Heron (2023)
Digo com segurança que essa talvez seja a melhor obra do Miyazaki desde A Viagem de Chihiro. Pra quem não tá tão familiarizado com o estilo do diretor, o filme pode parecer confuso por ser abstrato demais, mas com certeza é um presente e tanto pros fãs, ainda mais com esse sendo, supostamente, o seu último filme (bastante ênfase no supostamente). Ele nos ensina que por mais feio que o mundo seja, devemos aceitar a vida como ela é. Não tem como trazer os mortos de volta, então é importante que a gente seja capaz de permanecer no presente e seguir em frente. Por mais difícil que seja, as pessoas partem, as coisas chegam ao fim, e tá tudo bem. Tudo vai ficar bem.
2024-02-19
Candy Land (2022)
Um slasher sombrio, dramático e bastante pesado pelas suas temáticas retratadas, como beatice, abuso sexual e prostituição. Com uma representação muito honesta desse mundo, ele explora o cotidiano dessas garotas, os potenciais perigos e os relacionamentos complexos que surgem com cafetinas, policiais e clientes estranhos. Na verdade, tem até uma cena de estupro que, apesar de não ser explícita, é bastante perturbadora e pode ser um gatilho pra alguns.No geral, Candy Land é um filme vulgar, nojento e frustrante, que, apesar de trazer comentários interessantes sobre a religião e o profano, é um tanto tedioso, pra falar a verdade. As cenas de violência inclusive chegam a ser chatas devido à passividade dos personagens. Pelo menos tem uma cinematografia interessante.
2024-02-17
The Ritual (2017)
Vi muita gente comparar o filme com A Bruxa de Blair e foi isso que inicialmente me atraiu pra assistir ele, mas, na verdade, a única semelhança entre os dois é o fato dos protagonistas estarem acampando em uma floresta, com o filme tomando caminhos distintos em diversos aspectos.Um dos pontos altos dele é, sem dúvida, a sua capacidade de construir uma sensação de crescente inquietação e suspense. A floresta densa e sombria cria um cenário que é belo, mas, ao mesmo tempo, perturbador. Os temas de culpa e trauma tão presentes na narrativa, embora interessantes inicialmente, rapidamente se tornam repetitivos, com a mesma cena sendo revisitada várias vezes, o que me cansou muito. Cada personagem tem uma personalidade distinta e é muito legal ver como eles interagem entre si, mas alguns deles poderiam ter sido mais desenvolvidos.O design do monstro é incrível, parece ter vindo diretamente de um conto lovecraftiano, assim como o sound design. A trama é interessante, mas perde bastante o mistério e a magia no terceiro ato, acho que justamente pelo fato da criatura ser revelada. Alguns furos no roteiro e detalhes não explicados também me incomodaram. Ainda assim, é um filme divertido e eu levei uns sustos.
2024-02-05
Poor Things (2023)
Gosto muito do Lanthimos, e por mais que esse filme seja um pouco diferente dos seus outros trabalhos, é muito clara a sua marca registrada no surrealismo e no absurdo, constantemente presentes durante todo o longa. A cinematografia, impecável, constantemente utiliza lentes fisheye pra dar um estilo único pra obra e a estranheza dos efeitos especiais contribui perfeitamente pro aspecto surreal da direção, além da trilha sonora bizarra e das performances excepcionais do elenco, criando um mundo steampunk fascinante.É uma experiência bastante caracterizada pela sua estranheza, desconforto, grotesco e erotismo, que expõe, de forma brutalmente honesta, a fixação e fetichização da sociedade em relação a garotas novas e ingênuas – as tais "pobres criaturas" –, explorando a protagonista que, embora não seja uma criança, age como tal. É uma abordagem deliberadamente apavorante, assim como as frequentes cenas de sexo, que, por mais nojentas e francas que sejam, servem a um propósito claro. Não é uma obra que vai agradar todo mundo, e tudo bem.É um filme sobre crescer, se descobrir, amadurecer e trilhar seu próprio caminho, mesmo que ele não seja compreendido pelos outros. Ser capaz de escrever a própria história de forma ousada e preservar a identidade própria é uma benção, por mais que sempre tentem te dizer o contrário, sejam os parceiros que tentam moldar seu par à sua vontade, ou os pais que tentam influenciar o caminho de seus filhos. No fim do dia, a vida pertence apenas a quem a vive.
2024-01-25
Anyone But You (2023)
Admito que fui assistir só pela Sydney Sweeney, com expectativas extremamente baixas, e acabei me surpreendendo, talvez por isso. Desnecessariamente vergonhoso em alguns momentos e repleto de previsibilidade e clichês típicos de filmes de romance, mas, ainda assim, absurdamente divertido, talvez mais do que ele tem direito de ser. O timing cômico é muito bom, e eu cheguei a rir alto algumas vezes. Ambos os atores principais são incríveis, a cinematografia é ótima e a trilha sonora é do caralho. É impossível não ficar feliz assistindo, e acho que é isso que importa em um filme desse tipo. Ele é divertido e funciona, e isso é o suficiente.
2024-01-24
Irezumi (1966)
Irezumi conta a história de uma gueixa que, contra sua vontade, recebe uma tatuagem enorme e bizarra de uma aranha com rosto humano em suas costas, que, segundo o tatuador, a fará querer devorar homens. A fim de se vingar, ela usa do seu charme pra manipular os homens com quem se envolve e levá-los à morte.Apesar da premissa dar a entender que tem uma força sobrenatural envolvida, o filme nunca esclarece se a protagonista é cruel por natureza ou se a sua desumanidade é realmente só resultado da tatuagem que ela carrega, e é essa ambiguidade que o torna tão fascinante do início ao fim. Ele sugere o envolvimento do paranormal, mas não se aprofunda em explicações, trazendo um questionamento interessante sobre as motivações humanas dos personagens que torna a trama ainda mais intrigante e perturbadora. Talvez a tatuagem seja só uma tatuagem. O verdadeiro terror da obra vem da violência dos personagens, que tiram a vida uns dos outros, guiados pela ganância, seja por sexo, dinheiro ou poder.Embora seja um filme erótico, ele não conta com nenhuma cena explícita de sexo, optando por insinuações que, às vezes, podem ser engraçadas por parecerem exageradas e pouco sutis. O visual do filme é bem elegante e o uso impecável da cor cria uma atmosfera única.
2024-01-21
Eighth Grade (2018)
É impossível não sentir vergonha alheia assistindo esse filme, mas é isso que o torna tão bom. Ele não tenta fugir do sentimento de constrangimento e da ansiedade que vem com ele, mas os abraça, representando com muita facilidade a vivência universal de ser um adolescente inseguro e socialmente desajeitado, de forma bem-humorada. Apesar disso, ele também consegue ser emocionante ou ainda assustador quando necessário, e sempre funciona muito bem, com a ajuda da cinematografia e da edição, que são impecáveis durante o filme todo. A cena dos nuggets de frango é muito fofa.
2024-01-10
They Cloned Tyrone (2023)
Definitivamente tem seus momentos engraçados e o ruído na filmagem digital adicionado deliberadamente é muito lindo, assim como a trilha sonora. Os atores principais mandam muito bem e dá pra ver que eles tão se divertindo. Mas... meio que é isso. É uma mistura de Black Mirror, Corra! e Atlanta, que são todas obras que eu gosto, mas, ainda assim, They Cloned Tyrone não clicou muito comigo.O filme se estende mais do que deveria e, pra falar a verdade, o seu ritmo todo é bem estranho. Eu cheguei a dormir no meio de tanto tédio e depois precisei voltar de onde parei. Os personagens não são muito desenvolvidos, a trama é estranhamente familiar e o roteiro bem superficial. O próprio título do filme já revela grande parte do mistério. Pra ser sincero, nem tive muita vontade de terminar, mas o fiz por desencargo de consciência.
2024-01-08
The Fifth Element (1997)
É impressionante o quão boa é a construção de mundo em O Quinto Elemento apesar de ele ser um filme solo, sem sequências ou spin-offs. O mundo parece real e isso se deve a todo o cuidado com o figurino, cenários, designs de personagens e o seu visual geral. Mas, apesar de visualmente deslumbrante, ele foi lançado há mais de vinte anos atrás e isso fica bem evidente ao assistir.O protagonista, Korben Dallas, interpretado pelo Bruce Willis, personifica o estereótipo de um homem de meia-idade ultra masculinizado, frustrado e emocionalmente distante, até que Leeloo, uma garota alien ruiva, interpretada por uma atriz de dezenove anos, literalmente cai do céu pra dar sentido à sua existência. Pouco sutil, né? Leeloo é literalmente o maior exemplo da personagem perfeita e superidealizada na ficção, mas apesar disso, não recebe tanto destaque quanto poderia, parecendo servir só como uma ferramenta pra progressão da trama e alívio cômico em algumas cenas. Haha, ela é estrangeira e não sabe falar inglês, entenderam a piada?O filme tenta com todas as suas forças desenvolver um relacionamento entre os dois personagens, mas a falta de química entre eles torna as cenas profundamente desconfortáveis, agravadas pelo fato do Korben ser um cara completamente sinistro e, na verdade, parecer um pervertido. No final, tem a revelação de que o quinto elemento era esse tempo todo o amor – e não qualquer tipo de amor, mas o romântico, uau –, uma conclusão que parece ter sido tirada direto de um filme de princesa da Disney. O longa ainda termina com os dois transando em uma cama de bronzeamento futurista... por algum motivo.Eu realmente não entendi se o filme foi feito pra ser uma sátira ou se ele sequer tá se levando a sério, e acho que isso que me incomoda tanto. Apesar de muita coisa nele ser previsível, clichê, boba ou só muito estranha, ele é também maravilhoso visualmente, engraçado, e eu me diverti bastante, por mais que possa não parecer.
2024-01-07
A Bigger Splash (2015)
Incrivelmente charmoso e com uma atmosfera única que não falha em retratar brilhantemente os elementos de paixão, ciúme e possessão que conduzem a trama. Apesar de ser um pouco entediante no começo e do clímax demorar pra acontecer, eventualmente, surge uma reviravolta inesperada e ele toma um tom completamente diferente. A cinematografia e trilha sonora também são ótimas.Tanto o Ralph Fiennes quanto a Tilda Swinton entregam performances excelentes, mas é impossível não se apaixonar pela Dakota Johnson aqui.
2024-01-05
Dream Scenario (2023)
Tem uma premissa muito legal, explorando temas como ganância, orgulho e insatisfação, de forma envolvente, surreal e bem-humorada. Os dois primeiros atos do filme são excelentes, mas sinto que ele se perdeu um pouco no terceiro, mais especificamente nos últimos vinte minutos. Ter visto o nome do Ari Aster nos créditos explicou muita coisa.
2023-12-29
When Evil Lurks (2023)
When Evil Lurks tem um início sensacional, repleto de tensão, medo e um nível de violência simplesmente assustador. Ele não hesita em matar brutalmente personagens que antes pareciam que sobreviveriam por mais tempo. Ninguém tá a salvo, e isso é ótimo em um filme de terror. Entretanto, infelizmente, ele não consegue sustentar o mesmo nível de qualidade na segunda metade.Apesar de estabelecer diversas regras para os personagens seguirem, muitas delas são ignoradas, e algumas nem sequer são mencionadas novamente. O protagonista do filme é notavelmente desprovido de inteligência e senso comum, além de carecer de qualquer característica que o torne simpático ao público. Da primeira à última cena, suas ações são marcadas pela estupidez. Ele não aprende com os próprios erros ou sequer demonstra qualquer evolução ao longo da narrativa. Na verdade, o mesmo vale para os outros personagens, que não passam por qualquer desenvolvimento. Embora inicialmente apresentem potencial, à medida que o filme avança, eles parecem se tornar vazios, porque qualquer profundidade que aparentavam ter é deixada de lado ao invés de servir qualquer propósito à trama.O filme também constantemente te apresenta cenas intensas que, quando parece que algo algo incrível está prestes a acontecer, abruptamente corta pra outra cena. Quando voltamos pra onde estávamos anteriormente, a situação já foi resolvida fora da tela, várias vezes. Em certo ponto, tem também um subenredo tratado de forma extremamente inadequada com o filho autista do protagonista. Tudo isso acaba contribuindo pra uma experiência frustrante, confusa e estranha no geral. A sensação é de que o filme foi feito com o único propósito de chocar o espectador com cenas de violência extrema, enquanto apresenta um roteiro meia-boca.
2023-12-14
Godzilla Minus One (2023)
Godzilla Minus One retorna às origens da franquia ao compreender que um bom filme do Godzilla não deve colocar o monstro em destaque, mas sim dar foco às pessoas e às consequências do conflito. O monstro não é puramente um dinossauro gigante, mas uma alegoria pras consequências aterrorizantes dos bombardeios atômicos no final da Segunda Guerra Mundial. Ele é a personificação de uma arma nuclear, na verdade. O filme transcende a mera abordagem de kaijus lutando e correndo de um lado pro outro, tão presente nos sucessos de bilheteria americanos, pra dar espaço a uma exploração mais profunda e significativa.A trama explora o impacto devastador da criatura nas cidades e nas vidas das pessoas, destacando os esforços do personagem principal e daqueles à sua volta pra lidar com essa ameaça colossal. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, incluindo o protagonista, um herói imperfeito e falho, mas que não deixa de tentar fazer aquilo que é certo. Mesmo que o monstro não seja o foco principal, ele não é deixado de lado. Os efeitos visuais são impressionantes, o design dele é maravilhoso e o seu raio atômico é genuinamente horripilante.
2023-12-12
Red Eye (2005)
Não dá pra negar que tanto a Rachel McAdams quanto o Cillian Murphy, que interpretam, respectivamente, a protagonista e o antagonista de Red Eye, carregam o filme. Eu gosto muito de como a atmosfera claustrofóbica do avião contribui pra tensão do filme e envolve o espectador.Por outro lado, o enredo é extremamente previsível, e a protagonista é uma Mary Sue – a heroína perfeita e otimista com um coração de ouro, sem nenhum defeito que a faça parecer uma pessoa real. Ela supera obstáculos muito facilmente, não enfrenta conflitos nos seus relacionamentos e é a melhor em tudo que ela faz. Qual a graça nisso? Seu passado também chega a ser explorado, mas muito brevemente, e não parece ter um impacto real na trama.Alguns elementos, como efeitos sonoros bobos e excessivamente dramáticos, entregam que o filme veio direto dos anos 2000, com toda a bagagem de convenções características da época, que hoje já são datadas.Ainda assim, é um filme divertido de se assistir, especialmente pros fãs do Wes Craven e dos atores.
2023-11-15
Battle Royale (2000)
Battle Royale tem um elenco enorme, com mais de 40 personagens, variando entre aqueles muito bem desenvolvidos e outros mais caricatos, talvez por conta das limitações de tempo do filme. Ainda assim, cada um deles é relevante e único da sua própria forma. Nós conhecemos suas personalidades através das situações violentas extremas que eles enfrentam e como eles reagem diante delas. No fim, é uma questão de matar ou ser morto, ser a presa ou o predador. Mas, por mais brutal que seja, o filme nunca esquece que eles são crianças, com toda a ingenuidade e a estupidez deles. Tem aqueles que confessam seu amor por garotas com quem nunca trocaram uma palavra, e não tem nada que represente melhor a essência de um estudante do fundamental do que isso.O legal é que todos os personagens, seja qual for o seu grau de desenvolvimento, têm seu momento de destaque. Todos se conhecem, e as relações entre eles são bastante claras. Nenhuma morte é deixada de lado e cada perda pesa.O problema é que o filme se perde um pouco no terceiro ato, entregando um desfecho previsível e deixando alguns mistérios sem resposta. Ainda assim, Battle Royale compensa isso com cenas de violência intensas e até hilárias, sem se levar muito a sério, mas ainda transmitindo sensações de perigo, medo e tensão. No fim das contas, você se diverte tanto que nem liga tanto pras falhas.
2023-11-12
We're All Going to the World's Fair (2021)
We’re All Going to the World’s Fair ilustra perfeitamente como a internet e o trauma andam lado a lado, moldando aqueles que se aventuram fundo demais nela. O filme conta uma história familiar até demais e traz à tona memórias dos dias mais solitários e deprimentes da minha adolescência. Uma criança alheada da realidade, passando madrugadas encarando o monitor até meus olhos doerem, descendo cada vez mais a toca do coelho, assistindo vídeos bizarros e conversando com pessoas com as quais provavelmente não deveria. Uma tentativa de me sentir menos sozinho em um mundo tão frio e desolado, eu acho. O meu quarto era o meu refúgio, o meu paraíso. O filme também me lembra de amigos virtuais que já passaram pela minha vida. Amigos que um dia se desconectaram e nunca mais retornaram, me deixando questionando até hoje o que aconteceu com eles. Será que eles ainda tão vivos?A internet pode ser uma ferramenta valiosa e aparentar ser uma boa forma de escapar da solidão, quando, na verdade, ela acaba contribuindo pra esse sentimento, nos desconectando cada vez mais dos nossos próprios corpos, da realidade e daquilo que realmente importa – conexão humana genuína, cara a cara –, e o filme mostra isso muito bem.Não só a estética lo-fi, como a impecável trilha sonora pelo Alex G contribuem e muito pra atmosfera do filme e já o torna uma experiência encantadora por si só.
2023-10-21
Asteroid City (2023)
2023-10-08
Point Break (1991)
2023-09-08
Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem (2023)
O filme tem uma trilha sonora excelente e uma direção de arte e animação ambas maravilhosas. Ele é, sem dúvida, muito charmoso e único. Por outro lado, eu quase fiquei maluco com tanta referência à cultura pop e piadas com "ordenhar" que passaram da hora. O roteiro também pecou quando fez os personagens, inicialmente vilões, se voltarem tão facilmente contra o seu irmão mais velho de tantos anos. Foi uma virada muito repentina, eles nem sequer pensaram muito sobre, o que não fez sentido pra mim.
2023-07-24
Oppenheimer (2023)
Oppenheimer conta com escolhas visuais únicas, como a alternância entre cenas em preto e branco e coloridas pra mostrar o contraste entre cenas objetivas e subjetivas, fornecendo uma atmosfera interessante pra narrativa. Evitar o uso de CGI e priorizar efeitos práticos já é padrão do Nolan e é algo que eu admiro. O figurino recria com precisão a época retratada, e a trilha sonora, como sempre, é impecável.Mas, apesar de tudo isso, eu sinto que não consegui desfrutar completamente do filme. Ele parece se estender além do necessário e eventualmente se tornou uma experiência cansativa, pelo menos pra mim. É um filme biográfico, então obviamente tem muita coisa a ser contada, dá pra perceber isso assistindo, e o diretor tenta encaixar tudo que é possível em três horas, sobrecarregando o espectador com uma quantidade incessante de diálogos, tornando até difícil absorver toda a complexidade dos temas tratados e dar uma pausa pra respirar e entender o que tá sendo abordado. Quase não há momentos de silêncio e reflexão, onde os espectadores possam processar um pouco as informações apresentadas por conta própria, ao invés do próprio filme explicar tudo e falar tanto. São quase vinte anos de narrativa espremidos em 180 longos minutos.Sinto também que tentaram abordar muitos temas diferentes em um único filme. Enquanto o filme parece inicialmente abordar arrependimento, amor, as consequências da criação de uma arma tão poderosa como a bomba nuclear, e fazer críticas ao cenário político e militar, ele acaba se perdendo no terceiro ato em um arco narrativo mais extenso do que deveria, quase se tornando um filme de detetive.Oppenheimer não é um filme ruim — muito pelo contrário, ele é um filme muito bom sobre um homem complexo, mostrando-o como humano, mas sem minimizar as consequências que ele causou na humanidade. É uma obra com atuações brilhantes, ricos detalhes de produção e uma trilha sonora excelente, mas acredito que a sua duração e ritmo poderiam ter sido repensados.
2023-07-21
The Dark Knight Rises (2012)
o verdadeiro antagonista desse filme é a mixagem de som
2023-06-14
Suspiria (1977)
A estética de Suspiria é majestosa, com uma cinematografia excelente, cenários impecáveis e uma trilha sonora ótima, contribuindo muito pra criar uma atmosfera sólida. As cores são vivas e é muito interessante observar como elas se transformam umas nas outras, principalmente o vermelho, que é muito bem utilizado durante todo o filme.Por outro lado, o diálogo é tão horrível que chega a ser inacreditável, e a atuação é péssima, exceto por dois ou três atores. Eu não consegui me sentir imerso, amedrontado ou tenso em momento algum, a não ser por parte da cena final. Nenhum personagem é suficientemente desenvolvido a ponto de fazer eu me importar com ele; não há motivo algum pra me importar com a protagonista, Suzy, a não ser pelo fato de a atriz ser bonita.Sem falar nos inúmeros problemas na mixagem do som, que é o verdadeiro terror do filme. Li depois que o filme foi dublado por cima das vozes porque o áudio original ficou muito baixo, mas ainda assim as vozes são sempre muito baixas ou muito altas. A dublagem de alguns personagens não coincide com o movimento da boca deles, e a música tema do filme é reproduzida num volume altíssimo e por um longo período de tempo, o que pode ser emocionante nas primeiras vezes, mas se torna repetitivo e desnecessário quando passa a tocar a cada 5 mudanças de cena.Suspiria apresenta um ótimo conceito, mas acaba se sustentando única e exclusivamente na sua estética visual, enquanto fracassa em aspectos como diálogo, atuação, mixagem e roteiro.
2023-06-11
Reality (2023)
"You don't really hate America, right?" "I mean, yeah, I do. It's literally the worst thing to happen on the planet."
2023-06-09
The Good Dinosaur (2015)
Tem algumas pessoas muito amargas e miseráveis nesse site. É verdade que alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos e os vilões não são tão memoráveis, mas a questão é que o principal vilão do filme não é um personagem, mas sim um sentimento: o medo. O longa também explora a importância do amor e do apoio mútuo em um ciclo familiar, tratando de temas como perda, amadurecimento e aprender a deixar partir aqueles que amamos, quando necessário.O Bom Dinossauro segue uma estrutura narrativa bastante linear e alguns momentos são previsíveis, reutilizando conceitos de filmes anteriores, em especial O Rei Leão, mas isso não é necessariamente um problema. Acho que não há mal em utilizar elementos de obras anteriores se eles forem bem executados e o filme conseguir se diferenciar suficientemente do material original. Assim como tudo na vida, se algo funciona, a gente repete o processo, até que não funcione mais, e eu acho que funcionou muito bem no filme. É só natural.É essa simplicidade que permite que o filme agrade o seu público-alvo: as crianças, um fato importante que muitos esquecem com facilidade. Ele transmite a sua mensagem com facilidade pra essas crianças, ao mesmo tempo em que encanta os adultos com seus visuais, como já é de costume pra um filme da Pixar. O Bom Dinossauro não se destaca tanto quanto outras obras do estúdio, mas ainda é um filme agradável e emocionante de se assistir, especialmente com algum familiar querido.
2023-06-06
Demolition (2015)
Eu não tinha muita expectativa pra esse filme e, conforme ele avançava, eu achava que ele seguiria por uma rota completamente diferente, e eu tô feliz que isso não tenha acontecido. Os atores fizeram um excelente trabalho e a edição do filme é incrível.O personagem principal não lida com o luto de uma forma saudável ou talvez familiar pra todo mundo, mas é justamente esse o ponto. Cada pessoa lida com o luto de forma diferente. Todos temos dias em que nos sentimos perdidos, sem rumo, e isso é natural. A gente precisa se encontrar, muitas vezes de formas inesperadas e, nem sempre, ideais. Não precisa fazer sentido pros outros, desde que faça pra nós mesmos.O filme começa com um protagonista rico, narcisista e arrogante, mas à medida que o tempo passa, ele percebe que a felicidade nem sempre é aquilo que todos nos dizem, como uma receita pronta, "dinheiro, uma casa grande e uma esposa que te ame". A felicidade é mais do que isso, ela tá nas coisas simples. Demolition é simples, mas isso não o torna necessariamente clichê ou forçado. Acho que a ideia foi muito bem executada e a mensagem é passada com clareza, do seu jeitinho próprio. O filme é engraçado e também é triste, mas a vida também é.
2023-06-05
Funny Games (2007)
Acho que já passei da época na qual eu admirava filmes que deixam o espectador desconfortável propositalmente e hoje já não vejo mais sentido nisso. Tem casos em que o diretor consegue fazer isso muito bem e eu ainda admiro, mas não sinto que Funny Games seja um desses casos.Ele só foi extremamente maçante e enfurecedor a fim de fazer uma crítica social estúpida, desnecessária e também porcamente executada, irritando o público, não necessariamente com a situação retratada nele, mas com o roteiro preguiçoso e seus personagens extremamente rasos e, no caso dos protagonistas, frouxos.Dei play sem saber que tem um original, mais antigo, mas, honestamente, depois desse desastre eu perdi completamente a vontade de assistir ele também. Não tem razão pra eu assistir outro filme, com a mesma história, pelo mesmo diretor, potencialmente insuportável no mesmo nível.
2023-05-26
Drive (2011)
2023-05-24
Air (2023)
2023-05-09
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
2023-04-24
eXistenZ (1999)
imperdoável o jude law dando um beijo grego no cuzinho cibernético da mina
2023-04-06
The Place Beyond the Pines (2012)
Isso foi o maior bait do mundo. Dei play achando que veria o Ryan Gosling o filme inteiro mas ele morre com 50 minutos de filme e depois me forçam a aceitar um policial como novo protagonista. O que salva são o primeiro e terceiro atos.
2023-04-05
The Super Mario Bros. Movie (2023)
Esse filme com certeza seria um dos meus favoritos se eu ainda fosse criança e facilmente impressionável, mas a verdade é que eu tenho 23 anos e não consigo ignorar que ele segue a fórmula clássica dos filmes da Illumination, sem arriscar ou sair da zona de conforto, garantindo um dinheiro fácil. Parece que já vi esse filme antes e tudo é muito reconhecível.Muita gente argumenta que é um filme infantil e, por isso, a história é básica ou clichê, mas honestamente acho que isso é uma desculpa preguiçosa pra defenderem a franquia favorita a todo custo, e tá tudo bem, mas uma coisa não anula a outra. Um filme pode agradar dois públicos diferentes sem que um prejudique o outro ou comprometa a qualidade do produto final.O ritmo acelerado e a tentativa de incluir muita coisa em pouco tempo de filme me desagradou muito. Uma meia hora a mais deixaria tudo mais proveitoso e equilibrado.As crianças e aqueles que não são muito exigentes pro conteúdo que consomem vão amar, não tenho dúvida, mas pra mim pareceu mais um filme como Minions ou algo parecido (depreciativo). Encher um filme de referências ao material original não deve ser o único atrativo ao público mais velho, mas sim uma trama coerente e que saia da zona de conforto. De qualquer forma, não foi um filme ruim, mas eu não tenho vontade de assistir de novo.
2023-03-26
Mars One (2022)
2023-03-16
Snoopy, Come Home (1972)⟳
Eu tinha esquecido o quão triste esse filme é. Ele passa uma melancolia inexplicável mesmo sendo direcionado a crianças. A trilha sonora é sinistra, mas eu adoro.
2023-03-08
Scream VI (2023)
parabéns à franquia pânico pelo seu segundo filme bom
2023-02-27
Secret Headquarters (2022)
2023-02-22
It (2017)
2023-02-07
The Lighthouse (2019)
2023-01-09
Puss in Boots: The Last Wish (2022)
2023-01-02
Shin Godzilla (2016)
2022-12-31
The War of the Worlds (1953)
Bem legal visualmente, especialmente pra um filme dos anos 50, e tem uma premissa muito interessante. Por outro lado, nenhum personagem é interessante e, do nada, no final, meteram uma alegoria cristã péssima e forçada que matou o filme pra mim.
2022-12-16
Avatar: The Way of Water (2022)
2022-11-14
Bros (2022)
Surpreendentemente engraçado e divertido. Os protagonistas tem uma química muito boa e é legal ver uma comédia romântica LGBT pra variar.
2022-11-12
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
Wakanda Forever serve como uma linda homenagem a Chadwick Boseman, com uma trilha sonora espetacular e ótimas composições de cenas que enfatizam o tema principal do filme: luto.Mas, assim como todos os filmes recentes da Marvel Studios, ele sofre dos mesmos problemas de sempre que já tá todo mundo cansado de saber, principalmente em relação ao CGI. Há cenas em que toda a magia se perde porque é muito claro que são feitas 100% por computador. Quase vira um filme de animação. É muito estranho, porque alguns dos efeitos especiais são impecáveis, enquanto outros parecem que foram feitos às pressas (talvez porque realmente foram).A Shuri no traje da Pantera Negra só não dá pra levar a sério. Seu corpo dela é desproporcionalmente fino em relação à sua cabeça e todas as outras pessoas na mesma cena. Parece até outra pessoa dentro do traje. Eu posso só tá sendo implicante, mas o filme também tenta muito convencer o público de que alguém com o físico como o dela é o indivíduo mais forte da nação mais poderosa do mundo, mas é impossível comprar esse discurso, que fracassa miseravelmente e isso quebra toda a imersão nas cenas de luta, que deveriam ser as mais emocionantes do filme, mas na realidade são péssimas.Entendo que tentaram afastar o design do traje da Iron Heart do traje do Homem de Ferro pra que ela se torne uma personagem única, mas o resultado final acabou parecendo um Power Ranger ou um personagem de um Super Sentai qualquer. Pelo lado bom, conseguiram evitar que o Namor se tornasse mais um Aquaman e o tornaram um personagem único e, ao meu ver, muito mais interessante. Ainda bem que ele sobreviveu, porque matá-lo não condizia com a mensagem final que o filme quis passar, de que a melhor vingança é o perdão.
2022-11-07
2001: A Space Odyssey (1968)
Talvez um dos filmes mais superestimados que eu já vi na vida. Visualmente, é uma obra prima, especialmente pra um filme dos anos 60, mas incrivelmente entediante nos dois primeiros atos e desnecessariamente arrastado. A primeira fala só acontece aos 25 minutos de filme.
2022-11-05
Annihilation (2018)
o urso mutante gritando help me é peak character design
2022-11-04
Black Adam (2022)
Esse filme inteiro parece uma longa cutscene de um jogo de Playstation 3 de 2011 e eu me recuso a dissertar sobre.
2022-11-02
Barbarian (2022)
2022-10-31
Carandiru (2003)
a polícia militar é a maior facção criminosa do mundo
2022-10-25
Funny Pages (2022)
2022-10-22
Saw II (2005)
A montagem de 1 minuto no final que recorda tudo que aconteceu, não apenas neste filme, como no anterior, deixa qualquer um doido.
2022-10-20
Grimcutty (2022)
Investiram um total de 20 reais no departamento de efeitos visuais e me obrigaram a ouvir ASMR.
2022-10-14
Bodies Bodies Bodies (2022)
2022-10-05
Fall (2022)
2022-10-01
It Comes at Night (2017)
Eu gosto de ambiguidade em filmes de terror, permitindo que o público deduza, mas nesse caso foi tão ambíguo que me deixou bastante insatisfeito. Muitas questões ficaram sem resposta ou simplesmente foram deixadas de lado.O filme deixa meio no ar que talvez role alguma coisa entre Travis e Kim, mas depois isso é completamente esquecido e não resulta em nada. Só tem uma chave pra abrir a porta vermelha e, ainda assim, ela é aberta ou por Andrew ou Travis (sem contar o cachorro). Eu interpreto isso e outras cenas como sendo alucinações causadas pela doença que afeta os personagens, e o público assiste tudo pela perspectiva dos personagens, mas ainda assim sinto que falta muita coisa. Decepcionante e bastante esquecível.
2022-09-16
Orphan: First Kill (2022)
Admito que pensei que seria a mesma história do primeiro filme disfarçada de algo novo, mas tô bem feliz que eu tava errado nisso. Minha maior reclamação talvez seja o fato de que a Isabelle Fuhrman claramente tá mais velha do que no primeiro filme, mesmo que sua personagem tenha quase a mesma idade que tinha no filme anterior. Embora eu normalmente seja contra o uso CGI e prefira efeitos práticos, acho que poderiam ter usado um pouco nesse caso. Tem também algumas contradições com o original, mas ainda assim foi divertido de assistir.
2022-08-29
Prey (2022)
2022-08-26
Nope (2022)
A cinematografia e a trilha sonora são espetaculares. O design do alien também é impecável, muito criativo. Ele acaba pecando no desenvolvimento de alguns personagens, mas, pra mim, é o único ponto negativo. Eu gostei muito. De bônus, ainda tem um Akira slide.
2022-08-13
Last Night in Soho (2021)
Até que gostei, mas sinceramente não dá pra levar a sério em 2021 o arquétipo da protagonista quieta que sofre bullying de um quarteto de garotas populares da escola. E talvez seja só uma questão de gosto pessoal meu, mas detestei a atuação da Thomasin McKenzie. Talvez a personagem também não ajude muito.
2022-08-02
Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022)⟳
Sem dúvida, um dos filmes mais únicos de todo o MCU. A cinematografia do Sam Raimi é incrível e sinto muita falta disso nos filmes da Marvel. Os elementos de terror, a coreografia, a violência, a cinematografia e o sound design são incríveis. O roteiro pecou em alguns quesitos e a expectativa do público, com certeza, também afetou o filme negativamente, mas isso não o torna ruim da forma que fizeram parecer.
2022-07-27
Kimi (2022)
2022-07-07
Thor: Love and Thunder (2022)
O visual do filme é incrível, especialmente pra algo da Marvel, em que normalmente os padrões são muito baixos, e quase compensa pelas falhas dele. Fizeram uso de uma paleta de cores linda e uma cinematografia muito legal.Ainda assim, como já é de costume, ele conta com uma quantidade ridícula de piadas sem graça, o que é lamentável, porque teve a chance de abordar temas como relacionamentos, alcoolismo, depressão e, principalmente, câncer, mas todo o peso desses temas é destruído por piadas bobas a cada cinco segundos. Várias cenas também contam com diálogos péssimos que entregam tudo de mão beijada ao espectador ao invés de deixá-lo interpretar a trama por conta própria.Christian Bale fez um ótimo trabalho com o que lhe foi dado, mas infelizmente foi muito mal aproveitado. O vilão não é ameaçador e quase nem aparece fazendo o que ele deveria fazer – exterminar deuses.Como se não fosse o bastante, teve um queerbait no final.
2022-07-07
Dunkirk (2017)
Deve ter algo errado comigo porque todo mundo deu uma nota alta para esse filme, mas, meu deus, é muito chato. Eu assisti metade dele e tava quase caindo no sono, não aguentei, não acontece nada.Eu entendo que tem todo um significado por trás, abordando temas de guerra e afins, mas, sinceramente, não me importo nem um pouco com a ideia se a execução me faz dormir.
2022-06-12
mother! (2017)
Eu tava muito confuso com o fato desse filme ter tanta recepção negativa até chegar o terceiro ato. Parece que chamaram todas as pessoas envolvidas na produção, pediram uma ideia de cada um e misturaram tudo sem nem pensar tanto a respeito.Ainda assim, o primeiro e segundo atos são ótimos, e os últimos 20 minutos, depois de toda aquela confusão, no geral, também são proveitosos. Dá pra perceber claramente a influência de Rosemary's Baby.No geral, acho que o filme poderia ter sido mais curto e talvez mais sutil em algumas partes.
2022-06-03
Nightcrawler (2014)
2022-05-14
Zodiac (2007)
Desnecessariamente longo e não foi muito marcante pra mim. Ainda assim, tem umas atuações incríveis e é extremamente tenso.
2022-05-13
The Bad Guys (2022)
2022-05-08
Wild (2014)
2022-05-03
Prometheus (2012)
2022-04-29
Turning Red (2022)
2022-04-13
Come True (2020)
2022-04-06
Sonic the Hedgehog 2 (2022)
Acho que ninguém deveria fazer mais filmes depois desse, ele já conseguiu alcançar o nível mais alto na escala de cinema e não adianta tentar superar. Acabou. Podem ir embora.
2022-03-31
Once Upon a Deadpool (2018)
Primeira vez que vejo a versão PG-13 e achei engraçado mesmo assim, algumas cenas ficaram até melhores. Muitas vezes, filmes adultos se aproveitam da classificação indicativa e passam a fazer "piadas" falando "pinto mijo bosta buceta" a cada dez segundos e isso fica cansativo rápido demais.Uma coisa que eu gosto muito no primeiro filme é o fato de ele ser praticamente todo filmado sem o uso CGI, fazendo muito uso de efeitos práticos. Nesse segundo filme, eles tiveram um orçamento maior (ainda que baixo, comparado com os filmes da Marvel Studios) e abusaram do CGI, que fica muito evidente em algumas cenas, que chegam a ser 100% geradas por computador. Além disso, tem muitas cenas em câmera lenta, que é algo que eu nunca fui muito fã. Mas, no geral, elas são boas, apesar de tudo.Grande parte da trilha sonora é ruim e o filme faz 3 piadas, em momentos separados, sobre dubstep, sendo que ele é de 2018.No final, é bom lembrar que é um filme de comédia de super-herói, e eu me diverti assistindo, dei umas risadas. Ryan Reynolds continua sendo um ótimo Deadpool, e os outros atores também foram ótimos. Tem até um cameo do Matt Damon que eu nem percebi na primeira vez que eu assisti.A Yukio é perfeita e eu quero ver mais dela.
2022-03-02
Ghost Rider (2007)
2022-01-22
Scream (2022)
2022-01-18
Don't Look Up (2021)
2022-01-05
Monica and Friends: Lessons (2021)
A atriz que interpreta a Mônica é uma graça!! E ainda teve uma cena pós-créditos com o melhor personagem de todos. Simplesmente amo o Turma da Mônica Cinematic Universe.Infelizmente as aparições do Felipe Castanhari e do NFT Galáctico tiraram totalmente a minha imersão.
2021-12-16
Spider-Man: No Way Home (2021)
Esse filme foi basicamente a Marvel retconando todo o Homem-Aranha do MCU, mas com muito fanservice no meio pra ninguém perceber e ficarem tranquilos. Pelo lado bom, é um bom recomeço pro personagem e uma porta de entrada pra uma história de um Homem-Aranha mais independente e maduro.
2021-12-11
Encanto (2021)
2021-11-11
The Social Dilemma (2020)
Simplesmente não consegui aguentar a dramatização exagerada nisso daqui. Parece que tão insinuando que tem pessoas reais, em tempo real, por trás da telinha, apertando botões manualmente para decidir o que eu (em particular) vou ver na linha do tempo, enviando notificações e até acompanhando o meu horário de ir ao banheiro.
2021-10-29
The Amazing Spider-Man (2012)⟳
2021-10-29
Kate (2021)
2021-10-10
Venom (2018)
Se você me dissesse que esse filme foi feito em 2004, eu juro que acreditaria. Fica bem claro que economizaram muito nos efeitos visuais e a história é bem boba, também típica de filme de super-herói dessa época. Há momentos em que o filme força demais, com cenas extremamente constrangedoras, e até parece que Eddie e Venom vão transar a qualquer momento, de tão romântica que tá a situação entre os dois. Ainda assim, não vou mentir, eu me diverti assistindo, por pior que ele seja.
2021-09-29
Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo (2012)
2021-09-28
The Girl Who Killed Her Parents (2021)
Achei o filme legal, especialmente por ser brasileiro, mas sinto que o final foi um pouco apressado, com a resolução dos acontecimentos acontecendo rápido demais. De resto, achei o filme bom. Não entendi por quê tanta gente tá criticando as atuações, eu achei muito boas.
2021-08-23
A Quiet Place (2018)
2021-06-08
Nocturnal Animals (2016)
2021-05-29
Cruella (2021)
Eu queria muito que esse filme fosse 16+ pra contar uma história digna de uma das vilãs mais icônicas de todos os tempos. Ela é literalmente conhecida por matar cachorros e o filme não chega nem perto de fazer isso. Apesar de contar a história de origem de uma das vilãs mais icônicas de todos os tempos, ela parece mais uma heroína aqui. São pouquíssimos os momentos em que ela realiza algo genuinamente digno de fazer ela ser classificada uma vilã.A coisa mais maldosa que ela fez nesse filme foi ser escrota com os seus amigos, dando ordens e os tratando como empregados. Ela nem sequer chega a machucar alguém, nem mesmo a antagonista do filme. No momento em que parece que ela finalmente fez algo macabro, matando dálmatas pra fazer um casaco – a característica mais icônica da personagem clássica –, o filme já estraga isso só alguns minutos depois revelando que ela não os matou de verdade.Nem todo vilão é mal-compreendido e tem um passado trágico que "o fez ser assim". Algumas pessoas só são malignas por natureza, e desperdiçaram uma ótima oportunidade de mostrar isso.
2021-05-01
Alien (1979)
2021-02-28
King Kong (2005)
2020-03-03
The Invitation (2015)
2020-02-20
Sonic the Hedgehog (2020)
Sou suspeito pra falar porque amo o Sonic e gosto da franquia desde a infância, mas eu realmente gostei do filme e me diverti bastante assistindo. É um filme pra crianças, não um filme cabeça, feito pra ser complexo, então é natural e totalmente compreensível que ele seja superficial, de fácil entendimento, com uma trama boba e piadas toscas, mas, ainda assim, é extremamente divertido. Os efeitos visuais e especiais são ótimos, e o design dos personagens é impecável. Além disso, a animação dos créditos, inspirada nos jogos, foi um toque muito adorável.
2019-10-12
Lost in Translation (2003)
Amei muito esse filme, mas sinto que não deveria porque tem muita coisa errada moralmente.
2019-10-05
Joker (2019)
2018-08-24
The Star (2017)
2018-03-14
The Garden of Words (2013)
Magnífico visualmente, mas infelizmente a trama é esquisita e fraca demais, contando a história de um adolescente que se apaixona pela própria professora de vinte e sete anos e gosta até demais de pés. Os japoneses tem que parar de fazer isso.
Para assistir
- Amadeus (1984)
- Lua de Fel (1992)
- Buffalo '66 (1998)
- Je T’Aime, Je T’Aime (1968), dir. Alain Resnais
- Pierrot le Fou (1965)
- Demonlover (2002), dir. Olivier Assayas
Backlinks
-
Cinema
One of the worst thematic trends of the past fifteen years has been an obsession with naturalistic lighting. Every light needs a precise source with the idea that the audience needs to understand every beam’s origin. We don’t. One time during a screening for 'Lord of the Rings 2', star Sean Astin asked the late lighting director Andrew Lesnie 'Where is the light coming from?' Lesnie replied 'The same place as the music.'
Jack Simon, Mucking with Movies: ‘Poor Things’
TER 03.02.2026 17:03 BRT
SEG 09.02.2026 02:57 BRT