Romance
Conteúdo
Pra mim, uma das coisas mais difíceis da vida adulta tem sido aceitar que eu não posso sustentar relações sozinho, e que o outro tem que estar na mesma sintonia que eu, o que muitas vezes não acontece. às vezes, só resta aceitar que acabou. Não permita que o tédio ou a solidão te mandem de volta pra aquele lugar.
Ainda assim, tem algo muito lindo no fato de que todos nós um dia passamos pela experiência de perder alguém que a gente já amou, e por mais distintos que os contextos sejam, o sentimento ainda é sempre o mesmo.
A única maneira de realmente me redimir é me tornando a pessoa que você sempre me disse que eu poderia ser.
Quanto mais o tempo passa, mais eu me convenço de que ninguem nunca vai ser digno do meu amor.
Limerência
The desire to be loved is the last illusion. Give it up and you will be free.
Margaret Atwood, Selected Poems II: 1976- 1986
- Se você trata uma pessoa como uma celebridade, ela vai te tratar como um fã. Trate bem, mas de igual pra igual.
- Se você corre atrás, é porque o outro tá fugindo.
- Não priorizar a pessoa imediatamente sob as outras coisas na minha vida.
- Construir uma vida na qual essa pessoa não é o único ponto positivo, e naturalmente eu farei a coisa mais atraente.
- Não se desesperar. Desespero não é atraente nem saudável.
- Dar um espaço ao outro quando necessário.
- Carinho seguido de bloqueio ou sumiço sem uma explicação lógica não é uma atitude aceitável em situação alguma. Aceitar isso é abandonar a si mesmo.
- Amor próprio é decidir quem controla a sua felicidade: você mesmo ou os outros.
- Viver com dignidade é, às vezes, escolher o caminho mais doloroso. Dignidade vem com a dor.
- Às vezes, você ama a ideia que criou, não a pessoa real.
- Ninguém vai ser a sua salvação a não ser você mesmo.
Em um relacionamento romântico...
- Quase nunca é uma boa ideia expressar ciúmes, a não ser que seja claramente de brincadeira. A pessoa pode sentir que você é muito apegado e se afastar ou talvez gostar de te provocar e continuar. Ou tá tudo na sua cabeça e você não tem nada pra se preocupar, ou a pessoa não vale a pena e ia te trair uma hora.
- Praticar a gratificação tardia e pensar a longo prazo - Talvez enviar um double text te faça se sentir melhor momentaneamente, mas a longo prazo vai, sem dúvidas, piorar a situação.
- Sempre pensar mais estrategicamente ao invés de vomitar sentimentos no outro.
- Nunca mandar um double text. Não deixar a minha insegurança tomar conta, talvez a pessoa só esteja ocupada, ou, no pior dos casos, ela não me valoriza tanto, e não tem nenhuma mensagem que eu possa mandar que vá mudar isso. No máximo, espere uns dias e se a pessoa ainda não respondeu, enviar algo bem honesto e direto como "Oi, eu ia amar te ver semana que vem. Vc ainda ta interessada?" pra não dar brecha à dúvida.
- Não tomar decisões e dar respostas em momentos de muita emoção, como estresse e tristeza. Pedir pra retomarmos o assunto quando estivermos ambos mais calmos.
- Se eu percebo que uma pessoa tá se afastando de mim ou não se esforçando tanto pra me responder, retribuir na mesma moeda. - Continuar oferecendo mais do que eu recebo ou perguntar por quê a pessoa tá se afastando só vai fazer parecer que eu não tenho dignidade. Caso ela perceba que eu tô me afastando de volta e pergunte pra mim pq eu tô fazendo isso, aí sim explicar algo como "Senti que não tá havendo muito progresso contigo e por isso eu não tava mais tão animado a continuar dando tanto de mim".
- Ao invés de dizer que ta tudo bem a pessoa te dizer se vc fizer algo errado, pergunte a ela se ela pode te ajudar a entender por que ela acha que vc nunca erra. Tentar enxergar a situação pelos olhos do outro e não "dar permissão".
- Não invalidar os sentimentos do outros; não chamar de "muito sensível".
- Perguntar se a pessoa quer um conselho ou conforto.
- Contar uma história semelhante pra trazer proximidade e conforto.
- Não me vitimizar.
- Ser mais presente. Chamar pra sair comigo e deixar claro que a presença da pessoa seria muito apreciada e não como "se você quiser vir".
- Apresentar a pessoa aos meus amigos e familiares.
- Não pedir pra pessoa ficar acordada se ela disser que está muito cansada.
- Tratar bem garçons e atendentes.
- Não ser racional em excesso; aproveitar o momento, mas com responsabilidade.
- Ser capaz de ser flexível e quebrar minhas próprias regras em prol do bem-estar do outro.
- Não se preocupar com reputação ou "personagem" → Parece bobo, mas não negar colocar arroba na bio ou ícone combinando.
- Pedir desculpas quando necessário; reconhecer o meu erro.
- O ponto não deve ser "vencer" uma discussão, mas sim entender o outro e ajudar um ao outro a se tornarem suas melhores versões. - Mesmo que você esteja certo, talvez a forma como você se expressa não é a mais adequada e pode ser vista como um ataque. As pessoas não mudam quando são ditas o que há de errado com elas, elas mudam quando se sentem apoiadas para realizar a mudança que já sabem que é necessária. Não há prêmio em "vencer" uma discussão além da merecida solidão.
- Não usar os defeitos do outro contra ele mesmo.
- Não agir como se o outro estivesse me envergonhando ou como se eu fosse superior a eles.
- Dizer à pessoa o que eu aprecio nela. Maneirar no sarcasmo, e ter certeza de que eu uso ele pra demonstrar amor, e não zombar a pessoa.
Em uma discussão...
- Usar um tom calmo.
- Apontar uma situação em específico que não pode ser negada.
- Explicar como isso fez eu me sentir.
Qualidades que quero em uma parceira
- Todas as qualidades que busco em amizades, descritas anteriormente;
- Gentileza;
- Compaixão;
- Crescimento – Quero uma parceira que me apoie a crescer e evoluir na vida, assim como sempre apoiarei ela.
Ser muito determinista em relação a sentimentos e aos outros só vai te levar a ter relacionamentos fracassados e a ser inevitavelmente infeliz.
Red Flags

Talvez a pessoa tenha sido tão machucada no passado que, inconscientemente, ela acaba tendo muito medo de se conectar verdadeiramente com alguém. Eu posso ter empatia e compaixão com ela, mas ainda devo impor limites e decidir o que é melhor pra mim, a fim de evitar um relacionamento tóxico no futuro. Honestidade, vulnerabilidade e consideração são fundamentais pra mim, e eu não devo aceitar entrar em um relacionamento que me ofereça menos que isso.
kindness, compassion, growth
Se gostarem de você, você vai saber. Se não gostarem, você vai se sentir confuso. Empatia irrestrita é autodestruição.
Nível baixo
Red Flags que provavelmente são indicativos de problemas maiores, mas não necessariamente. São circunstanciais.
-
Sempre coloca o celular na mesa com a tela pra baixo. → Pode ser só um hábito da pessoa, mas, quando acompanhado de outros comportamentos, como sempre esconder o celular quando eu me aproximo ou evitar compartilhar o celular pra fazer uma ligação, por exemplo, pode indicar que a pessoa tá escondendo algo.
-
Eu não gosto dos amigos dela. → Normalmente, as pessoas são amigas de pessoas parecidas com elas, e, se eu não gosto dos amigos dela, provavelmente não vou gostar de quem ela é de verdade. Ainda assim, nem sempre é o caso. Talvez ela só tenha dificuldade de fazer amizades novas ou tem carinho por amizades do seu passado.
-
A pessoa não espera vc entrar na sua casa depois de te deixar, ou entrar no Uber e o motorista sair dirigindo. → Pode ser só desatenção ou ingenuidade, mas também indicam falta de cuidado e de consideração comigo.
-
Tem muita conta alt em rede social; constantemente cria contas novas pra "fazer uma limpa". → Pode ser um sinal de instabilidade emocional (a pessoa quer fugir do próprio passado), insegurança (tem coisas das quais se envergonha) ou de dificuldades com autopercepção.
-
Se auto-intitula "maluca", como se fosse algo pra se orgulhar.
Nível intermediário
Red Flags que são mais difíceis de conversar sobre, mas ainda são negociáveis. Depende do contexto e se a pessoa tá disposta a conversar sobre.
-
Não me elogia muito; minimiza meus elogios ou as próprias atitudes carinhosas. → Indica insegurança e desinteresse. → A pessoa minimizar o que eu faço ou evitar reconhecer gestos carinhosos pode indicar que ela tem dificuldade em se expressar emocionalmente.
-
Trata mal ou com indiferença garçons e atendentes. → Reflete traços de caráter, como falta de empatia e cortesia. → Reflete como ela pode me tratar no futuro, especialmente em momentos de conflito. → Por outro lado, dependendo do contexto, pode ser também ansiedade social ou timidez.
-
Nada impressiona ou alegra a pessoa; ela parece não apreciar nada. → Reflete apatia, desinteresse ou anedonia, e isso pode dificultar muito a construção de um relacionamento. → Por outro lado, dependendo do contexto, pode ser um indicativo de depressão, que é uma questão tratável e não necessariamente uma falha fundamental no relacionamento. Mas eu também não devo me sentir responsável pela felicidade da pessoa.
-
Tem medo de comprometimento; fica nervosa, resistente ou preocupada demais quando eu demonstro que quero algo sério. → Pode surgir de traumas passados não-resolvidos e inseguranças. Indica que a pessoa tá incerta em relação a mim ou que ela não tá pronta pra um relacionamento sério. → Por outro lado, dependendo do contexto, talvez a pessoa tenha um ritmo diferente do meu. Entretanto, é importante prestar atenção se a pessoa continua sendo recíproca, mesmo que num ritmo lento.
-
Parece não valorizar o nosso tempo juntos: fica no celular; não inicia conversas e só responde; dorme no meio do date; não parece animada pra me ver ou conversar comigo. → Reflete desinteresse e desrespeito com o meu tempo.
-
Me deixa de lado quando saímos com outras pessoas; não é tranquilizadora ou atenciosa; não parece se importar se eu tô preocupado. → Indica desinteresse, falta de empatia e falta de habilidade de equilibrar atenção em ambientes sociais.
-
Não faz questão de esclarecer quando a gente vai se ver de novo; parece incerta se quer me ver (reflete desinteresse) ou tá excessivamente confortável/condescendente.
-
Fala muito dos ex-namorados. → Provavelmente ainda não superou relacionamentos passados e pode ser bem difícil construir um novo relacionamento a partir dos destroços de um anterior.
-
Diz que todos os seus ex eram malucos e nunca divide a responsabilidade pelos próprios términos ou diz que aprendeu algo com eles. → Indica imaturidade emocional e ausência de autocrítica.
-
Não compartilha experiências em relacionamentos passados. → Indica que a pessoa tem vergonha do próprio passado ou tá tentando manipular a minha percepção dela. → Não tá sendo aberta e honesta.
Nível alto
Red Flags que não são negociáveis e, no primeiro sinal delas, dar no pé. Ficar por mais tempo do que deveria vai acabar piorando a situação.
-
Não investe em mim tanto quanto em invisto nela; é distante ou inconsistente. Não me manda mensagem a menos que eu mande antes. → Indica desinteresse ou acomodação. → (É diferente de ter ritmos e tempos diferentes.)
-
Se eu sinto necessidade de constantemente buscar por confirmação de que a pessoa gosta de mim tanto quanto eu gosto dela, seja vendo conversas antigas ou analisando as nossas interações anteriores, dá no pé. → Não quero estar em um relacionamento no qual eu preciso questionar se a pessoa sequer gosta de mim. → A pessoa ou não gosta de mim mesmo, ou não sabe demonstrar os próprios sentimentos ou apreciação a mim.
-
Diz que quer levar as coisas num ritmo mais lento ou que não quer comprometimento agora, MAS continua dando sinais de que quer algo sério ou continua alimentando minhas esperanças de algo sério; dá sinais mistos. → Apesar de não querer comprometimento, me apresenta pra amigos ou familiares, ou me convida pra eventos importantes na vida dela. → Indica que a pessoa não é confiável ou decidida.
-
Se algo me chateia, a pessoa invalida ou diminui o que eu senti, ao invés de tentar entender o meu lado e dividir a culpa. Me chama de "dramático". → Ou ainda, depois de um conflito, não se responsabiliza por ter estado errada ou por ter me machucado, mesmo que não tenha tido a intenção de fazê-lo. A pessoa não consegue pedir desculpa. → Indica falta de empatia, orgulho e egoísmo.
-
Tem medo de intensidade e de demonstrar vulnerabilidade. → Quer só a intensidade do lado positivo de um relacionamento mas não consegue lidar com a intensidade do lado negativo. → Não tá buscando se conectar de forma real.
-
Tá constantemente pulando de um relacionamento pra outro, ou, depois de um término, não demonstra consideração com o ex e, em menos de algumas semanas, começa a fazer posts sugestivos/explícitos ou flertar com outras pessoas, especialmente publicamente em rede social. → Demonstra falta de autorreflexão e responsabilidade afetiva, e que a pessoa não consegue ficar sozinha. → Se eu entrar em um relacionamento com ela, eu posso ser só mais uma transição.
-
Se eu não me sinto valorizado e sinto necessidade de demonstrar menos em algum momento, dá no pé.
After all, you are just not the person they're comfortable with. You are your own person. Tell me, what the hell is wrong with that? They fuck with your head and it's true. You fuck with your head as well but that's another story. You have every right to do so. They don't. They are terrified of their own insufficiency and would gladly take it out on anyone around them. Why should you be concerned with that? You will now, quite predictably, sit down and overthink it. God damn it, just don't. Be perceptive. Know what your heart is about. Mind your own business. Let them go drown in plain stupidity. But do your thing. You can handle this.
Albert Camus, Notebooks
Locais pra levar em date
1º Date
- Café
- Caminhar
- Sorvete
- Fazer compras
- Bar ou pub
2º Date
- Boliche
- Jantar em casa
- Zoológico
Posteriores
- Cinema (NUNCA levar no 1º e 2º date porque é péssimo pra conhecer a pessoa e construir conexão)
Eu durmo bem sabendo que, à noite, a gente olha pra mesma lua.
Você vai se lembrar do que fez comigo pelo resto da sua vida. Eu te perdoaria se você me desse a oportunidade.
Backlinks
-
Saúde Mental
Agora, sou o homem mais infeliz que vive. Se o que sinto fosse distribuído igualmente para toda a população humana, não haveria um único rosto alegre na Terra. Se algum dia ficarei melhor, não sei dizer; tenho um terrível pressentimento de que não. Permanecer como estou é impossível; devo morrer ou melhorar, ao que me parece.
Abraham Lincoln
-
Saúde Mental
Agora, sou o homem mais infeliz que vive. Se o que sinto fosse distribuído igualmente para toda a população humana, não haveria um único rosto alegre na Terra. Se algum dia ficarei melhor, não sei dizer; tenho um terrível pressentimento de que não. Permanecer como estou é impossível; devo morrer ou melhorar, ao que me parece.
Abraham Lincoln